ESTUDE NA UNIT
MENU

Assistente Social e suas áreas de atuação no mercado de trabalho


às 23h27
Compartilhe:

Por Raquel Passos

Mas afinal, o que faz o profissional de Serviço Social? Essa pergunta foi debatida no último dia 10 entre profissionais renomados da área. A coordenadora do curso de Serviço Social da Unit EaD, Gilmara Rezende e a assistente social e tutora, Fenícia Santos conduziram a roda de conversa transmitida pelo canal do Youtube da Unit para mais de 100 espectadores em tempo real.

O entendimento das áreas de atuação deste profissional parece um tema simples, mas impacta de forma profunda nos futuros profissionais. Afinal, ainda há o estigma de que o assistente social é aquele da ‘assistência’.

Mas a assistente social e tutora da Unit EaD, Fenínicia Santos, explica: “Este é um profissional que estudou temas como movimentos sociais, libras, sociologia e filosofia, que apresentam o contexto social que você vive, de forma reflexiva. Nossa profissão não é a de fazer caridade, nem de fazer favor. É uma profissão que consegue lidar com a realidade e dificuldade do povo, já que vivemos num sistema capitalista que vive à margem e até desinformado de seus direitos, nós levamos esses direitos ao conhecimento da população”.

Segundo ela, o profissional trabalha pautado no Código de Ética de Serviço Social que norteia sua conduta e toda trajetória. “É uma profissão linda! Conseguimos trazer uma visão crítica e reflexiva. Apresentamos não só o que se vê nitidamente, mas o que está por trás da situação”, conclui Fenícia Santos.

Uma das convidadas da live foi a assessora técnica de gestão do município de Tobias Barreto (SE), especialista em  gestão de política de assistência social, Lara Cíntia. “Atuo há 8 anos na profissão, mas tenho uma pós em andamento em Saúde da Família, afinal, o Serviço Social é muito diverso e sinto que preciso buscar cada vez mais conhecimento. Fiquei muito feliz com o convite em estar nesse bate-papo porque me motiva falar um pouco dessa minha trajetória como forma de apresentar possibilidades para quem procura qualificação profissional. O Serviço Social transformou minha vida”, afirma Lara Cíntia.

Para a supervisora do programa Criança Feliz do município de Tobias Barreto (SE), Jéssica Fabrícia, também convidada do bate-papo, o Serviço Social lhe abriu portas. “Falar disso é muito gratificante, pois contribuiu muito para mim, me tornou uma pessoa melhor! O que acho lindo do nosso trabalho é o foco na família. Embora trabalhamos para resolver determinada situação, mas observamos a realidade das famílias em sua totalidade, viabilizando seus direitos por meio de intervenções como visitas domiciliares, psicossociais, entrevista social, escuta qualificada e todas contribuem para a garantia de direitos”, pontua Jéssica Fabrícia.

A gerente acadêmica da graduação a Distância da Unit, professora Karen Sasaki, acredita que: “O assistente social convive com a realidade da complexa questão social e é pautado pelos princípios da justiça social”.

Serviço Social

Este profissional atua em diversas áreas, como: Educação, fortalecendo o sistema de ensino; trabalha em empresas para promover bem-estar do trabalhador; na área da saúde desenvolvendo projetos que podem ser executados, a exemplo do tabagismo; na área da criança e adolescência; na área do judiciário, para auxiliar nas decisões por meio de pareceres e laudos; e ainda pode atuar com assessoria e consultoria.

“Em especial agora durante a pandemia, a realização de consultoria tem ganhado espaço no mercado de trabalho, pois o profissional de Serviço Social orienta, conduz e mostra os caminhos que devem ser seguidos naquele órgão de trabalho, por exemplo”, finaliza assistente social e tutora do curso da Unit EaD, Fenínicia Santos.

Para assistir o bate-papo na íntegra, acesse:

 

Compartilhe: