A pandemia do novo coronavírus modificou as relações sociais e de trabalho impondo mudanças comportamentais e protocolos de segurança. Para promover saúde e garantir a integridade de acadêmicos e colaboradores, a Universidade Tiradentes Sergipe promove o Projeto GT-BIO.
Biomédica e coordenadora do Grupo de Biossegurança Grupo Tiradentes, Adriana Guimarães conta que o projeto teve início em 2019, com a necessidade inicial de diminuir a quantidade de acidentes biológicos nos campos de estágio dos alunos de Odontologia, Biomedicina, Fisioterapia e Enfermagem.
“Essas ações são realizadas até hoje, de forma quinzenal, nos campos de estágio e abordam utilização dos EPI’s, condutas adequadas de higienização, protocolos e procedimento operacionais sobre cada área”, explica.
Ações
As ações do Projeto foram adaptadas para o formato remoto, já que as aulas presenciais chegaram a ser suspensas. No entanto, o formato on-line possibilitou a realização de lives, entrevistas e de trabalhos científicos sobre a área de biossegurança.
“Intensificamos os treinamentos, capacitações, participações em entrevistas, lives no Instagram e Youtube, bem como produzimos trabalho científico, o que fez com que o interesse da população relacionado ao tema aumentasse”, disse.
“Promovemos responsabilidade social em um momento em que a população precisava tanto, e ainda precisa de orientações sérias e científicas”, afirmou.
Impacto
Sobre o impacto ambiental e social do Projeto, Adriana acredita que a mudança de hábito seja o maior ganho, já que é preciso seguir uma rotina de prevenção e de cuidado nos ambientes de trabalho e públicos, como o distanciamento social e o uso de máscara.
2021
Para este ano, o objetivo do GT-BIO é realizar práticas educativas e investir no perfil do Instagram do projeto. Dessa forma, as informações podem ser transmitidas para alcançar mais pessoas e não somente o público de alunos e docentes.