Um dos pontos positivos na “curricularização da extensão”, que é a inclusão de projetos de extensão em 10% dos currículos dos cursos superiores em todo o país, é uma melhor preparação dos alunos para o mercado de trabalho. A atuação dos estudantes nestes projetos podem render ao futuro profissional uma boa vantagem em seus currículos, já que as empresas contam essa experiência com muitos pontos a favor, sobretudo no âmbito do conhecimento do estudante sobre as atividades da área e a capacidade de interação dele com o público.
Em geral, recrutadores de empresas e agências de empregos ou estágios consideram que o aluno com experiência em projetos de extensão é mais dedicado ao trabalho, consegue aperfeiçoar melhor suas competências e habilidades, tem um maior entendimento sobre a dinâmica da profissão que escolheu e demonstra mais interesse na busca por novos conhecimentos e qualificação profissional constante. Outro ponto positivo é a formação antecipada do chamado “networking”, uma rede de contatos profissionais, os quais já atuam há mais tempo no mercado e podem viabilizar futuras oportunidades de trabalho, negócios ou parcerias.
Esse fator é levado em conta na reformulação dos desenhos curriculares dos cursos, processo que está em curso com base na resolução nº 7/2018 do Conselho Nacional de Educação (CNE). Ela determina que, até 2022, as cargas horárias dos cursos superiores em todas as instituições sejam adaptadas para incluir disciplinas relacionadas a atividades de extensão.
O Grupo Tiradentes já adaptou os desenhos curriculares de todas as suas instituições de ensino, que terão, a partir do segundo semestre deste ano, a primeira experiência com disciplinas inseridas nos projetos de extensão. Os cursos das instituições do Grupo já são moldados na tríade ensino, pesquisa e extensão, que garante mais qualidade do ensino superior e une conhecimentos teóricos, práticos e técnicos para uma formação completa e contextualizada.
Esse trabalho é realizado pelos mais de 20 projetos de extensão desenvolvidos com a participação de professores e estudantes nos estados de Sergipe, Alagoas e Pernambuco, além dos cursos de extensão de curta duração que são desenvolvidos em parceria com instituições governamentais e da sociedade civil. Dessa forma, o aluno aprende os conteúdos de forma aplicada e já entra no mercado de trabalho com alguma experiência, desenvolvendo o padrão comportamental esperado nas empresas e uma formação cidadã no trabalho junto às comunidades locais.
Ascom | Grupo Tiradentes