Tomou posse na última segunda-feira, 22, como reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Valter Joviniano de Santana Filho. O egresso do curso de Fisioterapia da Universidade Tiradentes é o 11º reitor da UFS e foi empossado pelo ministro da Educação, Milton Ribeiro.
Aos 40 anos, o professor associado do Departamento de Fisioterapia é o mais jovem a assumir o cargo. Valter Joviniano substitui o ex-reitor Ângelo Roberto Antoniolli (2012-2020), após um período de quatro meses de gestão da interventora federal Liliádia Barreto.
Foi discente na Universidade Tiradentes entre 1999 e 2003. Com mestrado e doutorado em Fisiologia pela USP, é Professor Associado no Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal de Sergipe (DFT/UFS), Professor Orientador dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu em Ciências da Saúde (Mestrado/Doutorado) e Ciências Fisiológicas (Mestrado/Doutorado) na Universidade Federal de Sergipe. Orienta alunos de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado. Membro da Sociedade Brasileira de Fisiologia (SBFis) e da Sociedade Americana de Fisiologia (APS). Mantém colaboração técnico-científica com pesquisadores de diversas instituições de ensino/pesquisa do país e nos EUA, como a USP, UFPB, UNESP, UNIT, própria UFS e na Universidade de Iowa (EUA) e esteve à frente do Hospital Universitário de Lagarto (HUL).
Ingressou na UFS como professor efetivo em 2009, trabalhou na implementação do campus de Lagarto e foi superintendente do Hospital Universitário de Lagarto. Exerceu a função de vice-reitor da UFS entre dezembro de 2019 e novembro de 2020. O professor Valter Joviniano foi empossado para um mandato de quatro anos.
Com informações da Ascom UFS
Leia mais: