ESTUDE NA UNIT
MENU

A ciência na palma da mão

Raimundo Ralin, aluno de IC, investiga como a divulgação científica a partir dos dispositivos móveis protagoniza a relação democratizada entre ciência e sociedade.

às 10h42
Compartilhe:

Raimundo Ralin Neto é acadêmico do curso de História da Universidade Tiradentes. Logo após iniciar a graduação, o estudante deu seus primeiros passos na pesquisa. Há dois anos, Ralin integra o Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologias da Informação e Cibercultura, GETIC/Unit/CNPq, e, atualmente, participa do Programa de Iniciação Científica, Provic/Unit.

Ao longo do tempo, Raimundo, orientado pela professora e pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Educação da Unit, Cristiane Porto, vem participando de diversos projetos de pesquisa e ganhando destaque em suas produções.    

“Cristiane Porto foi minha professora da disciplina de Leitura e Produção de Texto e observou um potencial em mim para a pesquisa científica que nem mesmo eu havia percebido de modo intrapessoal. Ao receber o convite para integrar o GETIC, não fazia ideia do que era participar de um grupo de pesquisa, tampouco produzir Ciência”, comenta Raimundo. 

“Meu primeiro trabalho foi auxiliar minha colega de pesquisa, Verônica Alves, na construção da sua tese de doutorado. Fichei a obra ‘Prelúdio de uma História’, do pesquisador Shozo Motoyama, para que pudesse esclarecer suas ideias e acrescentar minhas observações pessoais, científicas e historiográficas. Tal trabalho ampliou minha visão científica, o que me levou a dar início a três textos sobre a História das Ciências no Brasil, que, em poucos meses, se tornaram artigos. Um deles foi publicado no Caderno de Graduação”, acrescenta o acadêmico. 

Desde que iniciou como pesquisador, Raimundo vem colecionando grandes conquistas. Além de oito artigos, sendo seis publicados, dois capítulos de livro, dois periódicos e dois anais, o acadêmico já realizou quatro apresentações em eventos científicos e foi premiado em primeiro lugar no eixo do Programa de Iniciação Científica Voluntária – Provic/Unit – Ciências Humanas e Sociais Aplicadas na Semana de Pesquisa – SEMPESq – de 2020.

“Tais conquistas e incentivos advindos da minha orientadora, dos meus colegas de pesquisa e de investigadores internos e externos, me fizeram ampliar o último projeto de pesquisa para um novo que colocasse em evidência o uso de dispositivos móveis para o processo de Difusão Científica”, destaca. 

O atual projeto é denominado “Touchscreen da Ciência: a configuração dos dispositivos móveis para a Difusão Científica”. “A pesquisa amplia minha visão sobre difusão científica a partir das redes socioeducativas proporcionadas pelos dispositivos móveis conectados à rede. Consiste na investigação, busca por selecionar evidentes deficiências no processo de Divulgação Científica, apresentação de metodologias, redes e recursos que possam auxiliar no feito, além de incentivar pesquisadores a divulgarem seus próprios trabalhos nas redes”, salienta Ralin.

“Minha intenção, desde o prólogo, sempre foi oferecer soluções e perspectivas para efetivar o nosso compromisso social em dizer para a sociedade o que nós, cientistas, fazemos”, complementa o acadêmico.

Dentre os objetivos do projeto, destacam-se o de investigar como a divulgação científica a partir dos dispositivos móveis; protagonizar a relação democratizada entre ciência e sociedade; efetivar atividade exploratória em ambientes de blogs mantidos por cientistas; a autopublicação com o intuito de conhecer o público-alvo que surge com as potencialidades de interações e de aproximações oferecidas pelas redes sociais digitais na atualidade; além de elaborar redes que tornem o acesso ao conhecimento científico mais alcançável e interativo por meio das redes acessíveis pelos aparelhos portáteis conectados à internet ou não.

“Fui responsável por todo processo de elaboração do projeto. Me responsabilizo pelas diversas atividades de pesquisa e produção de textos. Claro, sempre ao lado da minha orientadora, que me acolhe não apenas como pesquisador. O seu papel no meu desenvolvimento acadêmico e pessoal é indispensável e essencial”, frisa Ralin. 

“Sinto-me realizado. Ingressei em um universo que se tornou parte essencial da minha vida, o universo da pesquisa e produção científica. Desejo dar palestras, mostrar meus trabalhos e minhas ideias, mas, sobretudo, oferecer soluções para revolucionar e efetivar de forma democrática, acessível e simplificada a Divulgação Científica”, finaliza Raimundo. 

Compartilhe: