ESTUDE NA UNIT
MENU

Projeto Adoleta trata crianças por meio do amor, doação e alegria

Projeto Adoleta é iniciativa da coordenação de Extensão e do curso de Enfermagem voltada para alunos que gostam do ambiente pediátrico

às 22h13
Projeto Adoleta (Foto: Acervo)
Projeto Adoleta (Foto: Acervo)
Compartilhe:

Por Stefânia Leal e Raquel Passos

Ensino, pesquisa e extensão são os três pilares básicos que estruturam uma universidade. Já as práticas de extensão universitária são basicamente as atividades executadas pela Instituição de Ensino Superior que proporcionam interação entre os alunos e a comunidade com o objetivo de oferecer a democratização dos conhecimentos acadêmicos. O projeto Adoleta, iniciativa da coordenação de Extensão, vinculada ao curso de Enfermagem da Universidade Tiradentes – Unit -, tem o intuito de levar atividades lúdicas e educativas para crianças hospitalizadas para tornar o processo de hospitalização mais leve e humanizado.

A coordenadora do projeto Adoleta da Unit, professora Derijulie Siqueira, explica que é voltado para aqueles alunos que gostam do ambiente pediátrico e das atividades em educação e saúde. “Levamos um momento de educação e saúde, mas ao mesmo tempo, de descontração e lúdico para crianças que estão passando pelo processo de adoecimento e de hospitalização. É um momento que a gente tem de interagir mais com a criança, não só enquanto acadêmico de Enfermagem que realiza procedimentos, mas de uma forma lúdica também”, pontua a professora Derijulie Siqueira.

As atividades desenvolvidas pelos voluntários no projeto Adoleta são previamente agendadas e organizadas. Antes da pandemia, eram utilizadas a musicoterapia, contação de histórias, uso do brinquedo terapêutico, arte com balões. Além de outras atividades relacionadas aos cuidados da saúde, como a importância da higiene e alimentação saudável. Atualmente, as atividades continuam com o mesmo foco, mas são executadas principalmente nas redes sociais do projeto.

Inscrições abertas – Projeto Adoleta

De cunho social e sem fins lucrativos, o projeto Adoleta que busca  humanizar e tornar mais leve a hospitalização de crianças em Sergipe, abriu seleção com edital. Até este dia 20, estudantes de Enfermagem da Unit Sergipe devidamente matriculados entre o 3° e 9° período, que tenham cursado a disciplina de Semiologia e Semiotécnica de Enfermagem, podem se candidatar à vaga no projeto de extensão.

O edital 2021 e o formulário de inscrição estão disponíveis no perfil do Instagram do projeto de extensão Adoleta. Junto ao preenchimento do formulário, o estudante precisa enviar uma foto 3×4, a grade do seu horário acadêmico atualizado, além de histórico do período curricular vigente e seu currículo atualizado.

 

Compartilhe: