ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit promove live comemorativa ao dia do profissional contábil

Exame de suficiência é um assunto presente na vida do futuro profissional da contabilidade. E a preparação para o exame começa no primeiro dia de aula.

às 23h46
Compartilhe:

Por Roberta Andrade e Raquel Passos

Exame de suficiência foi o tema da live comemorativa ao dia do profissional contábil do último dia 22. Em pauta, foram trabalhados dados importantes sobre o teste que tem o objetivo de verificar se o bacharel apresenta conhecimento médio e o conhecimento mínimo para atuar no mercado. Além de dicas para os estudantes e futuros profissionais que vão prestar o exame de suficiência no final do curso de Ciências Contábeis da Universidade Tiradentes – Unit.

Como convidada, a mestra em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Pernambuco, Nadielli Galvão, explicou: “Em um primeiro momento no final da década dos anos 90, existia uma prova de verificação de aprendizagem do bacharel e técnico em contabilidade. Mas por não ser regulamentada por lei, a prova foi cancelada em 2005, e retornou em 2010 com força de lei”. 

Assuntos mais específicos ou considerados menores não devem ser negligenciados. “É preciso saber da teoria para saber resolver as questões de contabilidade geral. O estudante precisa entender que não tem como desmembrar os assuntos. A sua preparação começa agora, no primeiro período, no primeiro dia de aula. Verificar qual é o assunto sendo ministrado, pegar e ir no edital de exame de suficiência e ver as disciplinas desse período e onde o conteúdo de cada uma se encaixa”, explica Nadielli.

Segundo o coordenador operacional do curso de Ciências Contábeis da Unit, professor Cláudio Praxedes, Sergipe já ficou dentro e abaixo da média nacional do Conselho Federal de Contabilidade, conquistando 23,6%. Porém, ele afirma que para a prova do exame, os preparativos devem começar no primeiro dia de aula. 

“Os professores devem dar mais relevância, cobrando dos alunos mais dedicação, pois já sabem que no fim do curso o exame de suficiência os esperará”, explica.

Compartilhe: