ESTUDE NA UNIT
MENU

Docente da Unit é o mais novo membro da ‘Casa de Sergipe’ 

Cristiano Ferronato também é membro do Conselho Editorial da Revista do IHGSE, uma das revistas de divulgação científica mais antigas do Brasil em circulação.

às 20h38
Primeira Vice-Presidente do IHGSE, Teresa Cristina Cerqueira da Graça e o professor Doutor Cristiano Ferronato
Compartilhe:

O professor Doutor Cristiano Ferronato, Coordenador do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Tiradentes-PPED/Unit, é o mais novo membro da Casa de Sergipe- Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe. Por conta da pandemia os encaminhamentos do Instituto foram afetados, por isso a indicação do Professor Ferronato que começou em 2019 foi confirmada em 2021. A posse aconteceu nesta segunda-feira, 03, de forma restrita, na sede da instituição. O diploma foi entregue pela Presidente do IHGSE, Aglaé D’Ávila Fontes e pela Primeira Vice-Presidente, Teresa Cristina Cerqueira da Graça. 

Pessoalmente, receber a notícia de que meu nome, um paranaense, tinha sido aceito para compor uma instituição tão importante para Sergipe foi de muito orgulho para mim. O IHGSE é uma instituição de todos, de todos os sergipanos e dos adotados por Sergipe como eu. É uma associação sem fins lucrativos que, como uma casa, recebe filhos das suas diversas trilhas: os que pesquisam, os que estão em busca do conhecimento, que o estudo da memória oferece, os que fazem dos documentos a salvaguarda da nossa História”, ressalta Ferronato.  

O Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe – IHGSE, também conhecido como ‘A Casa de Sergipe’, tem por finalidade promover estudos e pesquisas, animar o desenvolvimento intelectual e cívico do povo sergipano, estimular o conhecimento da História e da Geografia em todos os seus ramos e aplicações à vida social, política e econômica do País, tomando o Estado de sua sede como principal objeto de suas ações. 

“Como professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unit, temos feito essas ações desde o início do trabalho na Universidade como o Grupo de Pesquisa em História da Educação no Nordeste (GPHEN/PPED/UNIT/CNPQ). Fazer parte do IHGSE é uma honra e uma responsabilidade. Honra por poder fazer parte da história de uma instituição centenária que é a guardiã da bela história da terra sergipana. É uma responsabilidade, porque a partir de agora tenho que honrar cada vez mais a História de Sergipe. Nesse sentido, posso dizer que esse impacto é imenso e de responsabilidade. Para qualquer pesquisador fazer parte de um grupo como do IHGSE é um reconhecimento profissional muito importante”, pontua.

O Professor Doutor Cristiano Ferronato também foi empossado como membro do Conselho Editorial da Revista do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, periódico científico mais antigo em circulação no Estado, e um dos mais antigos do Brasil, tendo publicado seu primeiro número em 1913. Com periodicidade anual, a Revista do IHGSE consiste no principal veículo da produção do conhecimento histórico em/sobre Sergipe. Recebe textos, sob a forma de artigos, resenhas, edições de fontes, conferências e comunicações que tenham caráter inédito e que versem, a partir de diferentes perspectivas – histórica, geográfica, antropológica, sociológica –, sobre temáticas relativas à Sergipe. 

“Apoiar esta publicação como membro do conselho é muito importante porque é o mais importante canal de divulgação de nossa história. Já tenho uma caminhada como editor de revista científica desde 2013 quando assumi a editoração da Revista Interfaces Científicas Educação, editada pela EDUNIT e tenho aprendido muito sobre este universo. Espero poder contribuir mais para Sergipe também nesta atuação dentro do Instituto”, finaliza.

 

Compartilhe: