ESTUDE NA UNIT
MENU

Inscrições para Prouni, Fies e Sisu acontecem entre julho e outubro

Calendário de inscrições para as seleções relativas ao segundo semestre de 2021 já foi divulgado pelo MEC, que deve liberar os editais em breve

às 18h49
O Ministério da Educação (MEC) deve divulgar em breve os editais dos processos seletivos de seus três programas de ingresso no ensino superior (Marcelo Camargo/Agência Brasil)
O Ministério da Educação (MEC) deve divulgar em breve os editais dos processos seletivos de seus três programas de ingresso no ensino superior (Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Compartilhe:

O Ministério da Educação (MEC) já divulgou o calendário das etapas dos processos seletivos relativos ao segundo semestre de 2021 (2021/2) em seus três programas de ingresso no ensino superior: o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). As seleções ocorrerão entre julho e outubro deste ano, e terão seus editais divulgados em breve. A previsão é de que elas utilizem como critério as notas obtidas na edição 2020 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)

O Prouni terá suas inscrições reabertas entre os dias 13 e 16 de julho. Duas chamadas serão realizadas, sendo a primeira com resultado divulgado em 20 de julho e a segunda em 3 de agosto. Na sequência destas divulgações, é aberto um prazo de oito dias para que os candidatos apresentem documentos e comprovem as informações prestadas durante a inscrição. Os excedentes podem se candidatar à lista de espera nos dias 17 e 18 de agosto. 

O ProUni oferece bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em instituições particulares de ensino superior, com vagas abertas em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, para estudantes brasileiros ainda não graduados.

Já o Fies concede financiamentos a estudantes de cursos superiores não gratuitos e com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Ele reabre suas inscrições entre 27 e 30 de julho, com única chamada e resultado previsto para 3 de agosto. No dia seguinte, serão abertos os prazos para a complementação de inscrição dos selecionados (até o dia 6) e para a convocação dos pré-selecionados através da lista de espera. Segundo o MEC, quem não foi pré-selecionado na chamada única será incluído automaticamente na lista de espera.

As vagas remanescentes do Fies terão dois períodos de inscrição: de 8 a 10 de setembro (para candidatos não matriculados e matriculados) e de 27 a 29 de outubro (só para os matriculados). 

Por fim, o mês de agosto será dedicado ao Sisu, que seleciona candidatos a vagas em cursos de graduação ofertadas pelas instituições públicas federais e estaduais de ensino superior. As inscrições abrem entre os dias 3 e 6, com única chamada e resultado previsto para o dia 10. A matrícula dos selecionados será entre 11 e 16 de agosto.

Já a lista de espera do Sisu terá suas inscrições abertas entre os dias 10 e 16. Dois dias depois, esta lista será apresentada às instituições participantes, que começam a convocar os selecionados em 19 de agosto. 

AS DATAS DO CALENDÁRIO

PROUNI

13 a 16 de julho – Período de inscrição;
20 de julho – Resultado da 1ª chamada;
20 a 28 de julho –  Período para comprovação de informações da inscrição dos pré-selecionados em 1ª chamada e processo seletivo próprio das IES, quando houver;
03 de agosto – Resultado da 2ª chamada;
03 a 11 de agosto – Período para comprovação de informações da inscrição dos pré-selecionados em 2ª chamada e processo seletivo próprio das IES, quando houver.

Lista de espera
17 e 18 de agosto – Prazo para manifestação de interesse em participar da lista de espera;
20 de agosto – Divulgação da lista de espera para as instituições de ensino;
23 a 27 de agosto – Período para comprovação de informações da inscrição dos pré-selecionados por meio da lista de espera.

FIES

27 a 30 de julho – Período de inscrição;
3 de agosto – Resultado dos pré-selecionados em chamada única;
4 a 6 de agosto – Prazo para complementação da inscrição dos pré-selecionados na chamada única.

Lista de espera
4 a 31 de agosto – Período para convocação dos pré-selecionados por meio da lista de espera.

SISU      

3 a 6 de agosto – Período de inscrição;
10 de agosto – Resultado da chamada única;
11 a 16 de agosto – Período para matrícula dos selecionados em chamada única.      

Lista de espera
10 a 16 de agosto – Prazo para manifestação de interesse em participar da lista de espera;
18 de agosto – Disponibilização da lista de espera para as instituições de ensino participantes;
19 de agosto – Início da convocação por parte das instituições de ensino dos selecionados por meio da lista de espera. 

FIES VAGAS REMANESCENTES

8 a 10 de setembro – 1º período de inscrição para candidatos não matriculados e matriculados;
27 a 29 de outubro – 2º período de inscrição somente para candidatos matriculados.

Asscom | Grupo Tiradentes
com informações do MEC

 

Compartilhe: