ESTUDE NA UNIT
MENU

Programa Gestão de Aprendizagem acompanha o desenvolvimento de alunos

Cerca de seis mil alunos foram atendidos pelo Programa Gestão de Aprendizagem com intuito de contribuir no desenvolvimento durante toda a graduação.

às 20h40
Compartilhe:

Por Roberta Andrade e Raquel Passos

O Programa de Gestão de Aprendizagem da Universidade Tiradentes, envolve um conjunto de atividades que visa mensurar o grau de aprendizagem dos acadêmicos. As ações se iniciam desde o ingresso dos alunos, de forma contínua, e já  contemplou, desde 2019.1, cerca de seis mil universitários.

Trata-se de  uma iniciativa contínua que faz parte do planejamento fixo de todas as Instituições de Ensino Superior do Grupo Tiradentes. “O Programa foi criado com o objetivo de mapear as lacunas formativas que os alunos trazem do ensino básico;  acompanhando desde o ingresso à formatura”, explica a professora e assessora do Programa de Gestão da Aprendizagem, Ana Cláudia Mota.

Para isso, quatro áreas fundamentais são trabalhadas por meio da avaliação diagnóstica realizada pelo Programa, são elas: uso da modalidade formal escrita da língua portuguesa; interpretação de texto, raciocínio lógico e operações matemáticas. 

“Ainda fortalece a gestão pautada e voltada para resultados consistentes, duradouros e conferir assertividade e eficiência em ações de nivelamento que garantam a eficácia do acesso ao ensino superior, proporcionando condições para a permanência do aluno na IES”, enfatiza a professora Ana Cláudia. 

Segundo ela, o Programa é um dos pilares que compõem o modelo acadêmico da Universidade Tiradentes. Para seu efetivo funcionamento, professores referência de cada curso são indicados pelas coordenações de área. Formando, assim, os padrinhos do Programa Gestão da Aprendizagem da Unit, para que possam nos ajudar a estabelecer comunicação clara e engajamento entre estudantes calouros da Universidade até sua formatura”, pontua.

Padrinhos

Quinzenalmente acontecem reuniões com os padrinhos, via Google Meet, com o intuito de alinhar e compartilhar informações, além de apoiar e sensibilizar seus colegas e também os alunos.

“O Programa começa quando o aluno ingressa e os professores que são padrinhos, no período da avaliação diagnóstica, compartilham os resultados com ele. Os padrinhos têm um papel importante nesse sentido para engajar no preenchimento dos gaps que o aluno traz do ensino básico e, assim, saná-los”, finaliza.

Além dos padrinhos, os alunos mentores colaboram com esse processo.

 

Leia mais:

Programa de Gestão da Aprendizagem: Grupo Tiradentes lança Formação Individual Completa

Compartilhe: