ESTUDE NA UNIT
MENU

Pais divorciados poderão registrar nome de solteiro na certidão dos filhos

Professora do curso de Direito da Universidade Tiradentes, Kátia Cristina Barreto Ferreira de Oliveira, acredita que a aprovação representa um avanço.

às 13h03
Kátia Cristina
Kátia Cristina
Compartilhe:

Proposta de lei permitindo mudança de nome de pai ou mãe no registro de nascimento dos filhos após divórcios pode evitar constrangimentos familiares e assegurar maior celeridade ao procedimento de separação. Aprovada no Senado, o texto segue para análise da Câmara de Deputados.

A professora do curso de Direito da Universidade Tiradentes, Kátia Cristina Barreto Ferreira de Oliveira, acredita que a aprovação da medida representa um avanço para o Direito de Família, pois além de reduzir o desgaste emocional e facilitar a vida das partes envolvidas em processos de divórcio, assegura maior celeridade ao procedimento, beneficiando tanto as partes quanto o próprio Poder Judiciário.

“O entendimento já havia sido consolidado pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ em seu Provimento 82/2019, que dispõe sobre a alteração do nome do genitor em função de mudança do estado civil, requerido em cartório, mediante a apresentação da respectiva certidão. Porém, com o respaldo da lei, garante-se uma maior segurança jurídica à matéria”.

De autoria da senadora Daniella Ribeiro (PP-PB), o projeto modifica a Lei de Registros Públicos (Lei 6.015, de 1973) e teve como relator o senador Ciro Nogueira (PP-PI), autor do substitutivo. Uma das principais mudanças feitas por Ciro Nogueira assegura ao filho que só tiver o sobrenome de um dos pais, independentemente de prévia autorização judicial, o direito de acrescentar o sobrenome do outro, a qualquer tempo.

Kátia Cristina afirma que o projeto de lei era aguardado pelos profissionais da área de Direito da Família e atende o dinamismo da sociedade, principalmente neste momento de pandemia, quando o número de separações conjugais aumentou.

“O número de divórcios realizados no país aumentou consideravelmente em razão da quarentena. Em 2020, foram registrados 43,8 mil processos de divórcios, número 15% superior aos casos registrados pelos cartórios em 2019.O projeto de lei aprovado no Senado atende a dinâmica moderna e possui um grande alcance social ao permitir aos pais que se divorciaram possam substituir o nome de casado pelo de solteiro na certidão do filho, sem precisar recorrer à via judicial”.

Processo

Atualmente, para os ex-cônjuges alterem o sobrenome é necessário passar por trâmites judiciais. Com a aprovação da lei, a mudança na grafia do nome de casado para o de solteiro poderá ser realizada em cartório, sem necessidade de acionar o Poder Judiciário.

“A certidão expedida pelo Registro Civil das Pessoas Naturais com as informações atualizadas será considerada um documento idôneo perante quaisquer entes ou órgãos públicos ou privados, inclusive para a emissão ou atualização de documentos de identificação em geral”, disse Kátia.

Compartilhe: