ESTUDE NA UNIT
MENU

Cenário atual da Covid19 é tema de Webinar com especialistas

Alunos dos cursos de Farmácia, Radiologia, Biomedicina e Ciências Biológicas acompanharam Webinar com informações atualizadas sobre da Covid19

às 22h22
Compartilhe:

Por Raquel Passos

Há mais de um ano, Sergipe acompanhava o primeiro caso positivo da doença que pararia o mundo. Inclusive, foi o superintendente do Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen), Cliomar Alves, responsável em identificá-lo, como anunciado durante Webinar realizado pela Universidade Tiradentes no último dia 28.

“O primeiro diagnóstico de Covid19 de Sergipe foi eu que fiz. Ficamos empolgados no laboratório à época por podermos enxergar e dar o diagnóstico preciso. Lembro que naquele momento, era uma doença de pessoas ricas que viajavam para o exterior e que traziam a Covid19. Logo depois, com a transmissão comunitária, como tratamos em vigilância, a transmissibilidade já não era mais identificada e é diante desse cenário que surgem as variantes”, explicou Cliomar Alves.

Segundo ele, as cepas ou linhagens são muito comuns na Covid19. “Há mais de 800 descritas para o coronavírus. Aqui no Brasil, já tem mais de 80 descritas e só  em Sergipe são 293 pacientes com 12 linhagens diferentes  circulando no Estado. Existem tantos tipos por ser um vírus com taxa de evolução altíssima, com capacidade de se mutar rápido e gerar taxa de evolução e mutação alta. Só a vacina para mudar esse cenário. É tanto que já visualizamos diferença de dezembro pra cá, diante da vacina”, disse Cliomar Alves.

Já o farmacêutico bioquímico pela Universidade Federal de Santa Maria, Lysandro Borges, também convidado do Webinar, reforçou que hoje em dia, o mundo já sabe que essa não é mais uma doença elitista e sim democrática. “Já estamos com mais de 500 mil óbitos no Brasil, mostrando que não é uma simples virose, mas uma doença sorrateira, uma doença democrática que afeta o preto, branco, o rico, o pobre, não distingue entre homem e mulher, afeta a todos e os pacientes suscetíveis vão ao óbito. Muita coisa aprendemos na pandemia, em especial, o papel da ciência”, relatou.

A coordenadora de área da saúde da Unit, professora Juliana Dantas, fez questão de lembrar a importância da atuação destes profissionais frente ao cenário pandêmico. “São ilustres convidados! Uma honra muito grande ter professores e colegas tão competentes conosco neste Webinar Covid19. E gostaria de fazer uma reverência maior aos nossos dois guerreiros de linha de frente, Cliomar Alves e Lysandro Borges, com alto grau de responsabilidade diante de todo o momento que estamos passando, pelo trabalho primoroso em prol da sociedade e ainda conseguiram um espaço na agenda para vir falar com nossos alunos. Muito obrigada pela oportunidade”, falou.

A intermediação do bate-papo ficou por conta da professora da Unit com experiência na área de Imunologia e Imunohematologia, Ana Paula Barreto Prata, que fez uma contextualização do momento em que o mundo hoje vivencia. E a coordenadora operacional dos cursos de  Farmácia, Radiologia, Biomedicina e Ciências Biológicas, professora Patrícia Almeida, fez questão de destacar quão engajados os estudantes ficaram durante o Webinar. 

“Nossos alunos realizaram perguntas com muita propriedade, reforçando o interesse no assunto”, pontuou.

Confira a seguir a live transmitida no último dia 28 na íntegra:

Especialistas convidados

Dr Lysandro Pinto Borges

Farmacêutico Bioquímico pela Universidade Federal de Santa Maria (1998). Especialista em Análises Clínicas e Toxicológicas pela UFSM (2000). Mestre e Doutor em Bioquímica Toxicológica pela UFSM (2008). Atuou como chefe do Laboratório HGuSM (2000-2008). Vivência docente em dez Universidades Particulares (1999-2012). Atuou como coordenador em cinco pós-graduações na área de Análises Clínicas e Farmácia. Autor de cinco livros na área da Saúde e revisor de editora científica, 11 artigos internacionais, 4 registros de softwares e 1 (uma) Patente. Interesse na linha de pesquisa em Análises Clínicas nas subáreas de Imunologia Clínica (testes sorológicos SARS-CoV-2), Farmacologia Clínica, Bioquímica Clínica, Hormônios, Diabetes, Cuidado Farmacêutico, Fisiopatologia e elaboração de aplicativos para área da saúde. Foi professor substituto da UFS e da UNIT/SE. Foi tutor da Residência em Epidemiologia Hospitalar HU/UFS. Atualmente é Professor Adjunto III da UFS, consultor Ad-hoc da FAPITEC/Sergipe e orientador no Mestrado em gestão, inovação e tecnologias em saúde (PPGITS-HU/UFS). Atua na Força tarefa COVID-19/UFS, na execução de análises clínicas na detecção do SARS-CoV-2 (sorologia, quimioluminescência e fluorescência). (Texto informado pelo autor)

 

Dr. Cliomar Alves dos Santos, superintendente do Lacen

Possui graduação em Farmácia e habilitação em Análises Clínicas pela Universidade Estadual da Paraíba (2006). Mestre (2010) e Doutor (2015) em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Sergipe – UFS com pesquisas nas áreas de inflamação, mecanismos antinociceptivos e antioxidantes. Atualmente é superintendente do Laboratório Central de Saúde Pública/Fundação de Saúde Parreiras Horta onde desenvolve atividades laboratoriais e de vigilância em saúde pública e pesquisa na área de Virologia com ênfase nas arboviroses (Dengue, Zika e Chikungunya), vírus respiratórios e infecções sexualmente transmissíveis.

 

Leia mais:

Covid: protagonismo de alunos e de egressos de Biomedicina no combate à pandemia

Compartilhe: