A última etapa da nossa viagem pelos parceiros internacionais do Grupo Tiradentes chega agora à Península Ibérica, onde se concentra o maior número de instituições: Ao todo, são 19, sendo cinco na Espanha e outros 14 em Portugal. Além de serem destinos muito procurados e apreciados pelos brasileiros, ambas as nações têm muitas instituições de ensino com centenas de anos de história e tradições educacionais que contribuíram muito para as duas nações. E outras universidades são mais recentes, mas que seguem pelo mesmo caminho de sucesso e consolidação.
Nesta primeira parte, vamos conhecer as instituições da Espanha, país que no momento está com proibição de viagens para brasileiros, mas deve retomar a entrada deles em breve, assim que a pandemia do novo coronavírus for controlada. Algumas destas instituições também desenvolvem atividades virtuais, além de pesquisas e outras atividades conjuntas com alunos e professores das unidades do Grupo Tiradentes em Sergipe, Alagoas e Pernambuco.
Universidad de Burgos
Fundada em 1994, após ser desmembrada da Universidad de Valladolid, a Universidad de Burgos (UBu) já é reconhecida como um centro de excelência internacional. A instituição pública tem o compromisso com o desenvolvimento de pesquisa, com a projeção internacional e com a formação integral e de qualidade, que forme estudantes socialmente responsáveis e capazes de se inserir no mercado de trabalho. A UBu conta com quase 10 mil alunos, seis faculdades e diversas escolas que lhe conferem uma estrutura singular. Seus campi ficam na província de Burgos, na Comunidade (Estado) de Castilla y León. O principal deles funciona nas antigas instalações do Hospital del Rey, construídas em 1195 por ordem do rei Alfonso VIII.
Universidad de Valladollid
Também situada em Castilla y León, a Universidad de Valladolid (UVa) é uma das universidades mais antigas do mundo, tendo sido criada em 1241 pelo rei Alfonso XI. Ao longo dos tempos, se adaptou às muitas mudanças históricas e se firmou entre as mais importantes instituições espanholas de Ensino Superior, consolidando recentemente a pontuação global alcançada em vários dos rankings nacionais e mundiais mais relevantes. Hoje, ela conta com uma estrutura de quatro campi: Palencia, Segovia, Soria e Valladolid, que juntos abrigam 25 centros de ensino e pesquisa. A UVa é garantia de uma imersão histórica e cultural enriquecedora para qualquer aluno brasileiro.
Universidad de Jaén
Outra instituição mais recente é a Universidad de Jaén (UJa), criada em 1993 e remanescente de uma série de escolas e universidades que funcionaram desde o século XII na atual Comunidade da Andaluzia. Ela funciona hoje como universidade pública em dois campi (nas cidades de Jaén e Linares), vem sendo cada vez mais reconhecida internacionalmente e figura em diversos rankings, especialmente os de gestão e tecnologia. A Universidade de Jaén oferece uma ótima experiência para os alunos internacionais, com diversas opções de estudo e lazer em uma das regiões mais tradicionais da Espanha.
Universidad de Sevilla
Fundada em 1505, a Universidad de Sevilla (US) é a segunda maior da Espanha em número de estudantes, com quase 73 mil. Possui cinco campi com 32 centros universitários que abarcam todas as áreas do conhecimento. Além disso, a US abriga um riquíssimo patrimônio, que inclui mais de 5 mil peças e a terceira maior biblioteca universitária da Espanha. Outros locais de importância cultural e histórica se encontram pela cidade de Sevilla, capital da Andaluzia. Um deles é o Parque Natural de Doñana, reconhecido como Patrimônio da Humanidade.
Universidad de Deusto
A Universidad de Deusto é uma instituição privada, fundada pela congregação católica Companhia de Jesus, em 1886, na cidade de Bilbao, centro econômico e financeiro do País Basco, uma das mais singulares comunidades autônomas espanholas. Desde 1963, a Deusto conta com um segundo campus, na cidade de San Sebástian e, atualmente, possui sete faculdades e mais duas sedes, sendo uma em Vitoria Gasteiz (País Basco) e outra na capital do país, Madrid. O campus Bilbao foi declarado em 2002 como monumento histórico, o que mostra o valor histórico e arquitetônico desta instituição. Ela ainda mantém convênios com mais de 200 universidades pelo mundo, principalmente na Europa e na América Latina.
Como participar
Para participar destas parcerias, o aluno interessado deve ingressar no Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional (ProMAI), ou, no caso de algumas instituições, o Iberoamericanas, programa que tem a parceria do Santander Universidades. O Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional (ProMAI), tem seu edital reaberto a cada semestre.
A orientação é que o aluno consulte o edital com atenção e se inscreva no programa, não sem antes fazer uma pesquisa sobre a instituição parceira e buscar informações na Diretoria de Relações Internacionais de sua unidade. A mobilidade só será possível para os cursos em comum entre as instituições do Tiradentes e as parceiras. Dúvidas e informações sobre mobilidade acadêmica estão disponíveis no site de Relações Internacionais do Grupo Tiradentes, e podem ser esclarecidas pelo e-mail international@unit.br.
A nossa viagem termina na próxima matéria, com as 14 universidades parceiras do Grupo Tiradentes em Portugal.
Asscom | Grupo Tiradentes