ESTUDE NA UNIT
MENU

Reforma: por que contratar um profissional?

Arquiteto e professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Tiradentes, Rooseman destaca a importância do olhar profissional durante o processo de reforma

às 20h22
Compartilhe:

Ter o próprio imóvel é um sonho da maioria dos brasileiros e reformá-lo também. Números do Índice Nacional da Construção Civil (Sinapi) de 2020 mostram que a inflação registrada no setor de materiais  de construção acumulou de 8,06% de janeiro a novembro de 2020.

Já um levantamento realizado pelo app GetNinjas apontou que, de abril a novembro de 2020, foram realizadas 2,8 milhões solicitações de serviços de construção civil, alta de 75% em comparação com o mesmo período de 2019. Isso significa que o brasileiro tem investido em reforma doméstica e por que não investir, também, na consultoria de um profissional de Arquitetura para garantir a segurança do investimento?

De acordo com Rooseman de Oliveira Silva, Arquiteto e professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Tiradentes, foi após a Revolução Industrial que os ofícios de arquiteto e de engenheiro se diferenciaram, no entanto, as duas profissões caminham lado a lado.

“O tempo passou e ambas as profissões foram consolidadas socialmente, sobretudo no que diz respeito a obras de grande porte. Brasília foi pensada por arquitetos e engenheiros ainda na década de 1950, demonstrando a importância de sintonia entre ambos os profissionais e a real necessidade de contratação diversificada a fim de atender as inúmeras facetas provenientes da complexidade de uma obra”, explica.

Rooseman destaca a importância do olhar profissional durante o processo de reforma, porque o Arquiteto e Urbanista analisa a concepção do espaço. Já o engenheiro trabalha a parte estrutural.

“Trabalhando em conjunto, todos ganham inclusive o proprietário, porque ele terá à sua disposição, profissionais técnicos habilitados para acompanhar os serviços e para orientar a equipe de pedreiros e demais profissionais adequadamente, visando a qualidade da execução de todas as etapas de uma obra”.

Crescimento

 

“Cada vez mais as pessoas estão contratando arquiteto e engenheiro, independente do porte da obra e da intervenção espacial, para que estes profissionais apresentem as melhores soluções técnicas e que estejam financeiramente compatíveis com as necessidades e as limitações dos seus respectivos proprietários. Atualmente, percebe-se também uma atuação maior desses profissionais em classes de renda menor através de programas de arquitetura e de engenharia social, o que contribui sensivelmente para divulgar a importância da profissão”, ensina Rooseman.

Compartilhe: