ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit conta com primeira Liga Acadêmica de Circulação Extracorpórea do país

A liga tem como objetivo principal levar o conhecimento sobre a área de Perfusão Extracorpórea.

às 15h27
Compartilhe:

Com o objetivo de levar conhecimento sobre a área de Perfusão Extracorpórea, a Liga Acadêmica de Circulação Extracorpórea (Lacec), da Universidade Tiradentes (Unit), é uma das maiores ligas acadêmicas de CEC e atua em parceria com a Liga Nacional de Perfusão, ligada à Sociedade Brasileira de Circulação Extracorpórea (SBCEC).

“Nós somos a primeira Liga Acadêmica de Circulação Extracorpórea do país, então, temos uma grande responsabilidade. Somos apaixonados por Perfusão Extracorpórea e, por isso, estudamos profundamente cada tema, desde a Anatomia Cardíaca até a cirurgia com CEC. Além disso, nos preparamos para as provas de CEC que tem, como nosso ex-integrante Guilherme, por exemplo, que foi aprovado na Residência do InCor em Perfusão Extracorpórea”, declara Fabrício Jesus, acadêmico do  9 Período do curso de Biomedicina da Unit e presidente da Liga. 

“Nós sempre partilhamos conhecimentos abrangentes, cada ligante deve estudar e pesquisar muito para passar para os outros. O que nós sempre prezamos é a capacidade de compartilhar conhecimento em grupo”, acrescenta. 

Para o acadêmico, a Universidade Tiradentes tem um papel relevante na implantação da Lacec. “A Unit é uma das grandes responsáveis por apoiar essa liga tão importante. Foi a primeira universidade a abrir as portas”, destaca.

“Nossa liga era exclusiva para alunos de Biomedicina, mas hoje já somos uma liga multidisciplinar, ligados ao curso. Para nós, que estudamos Biomedicina, é de extrema importância o conhecimento sobre áreas que não vemos tão profundamente na graduação. É uma área que vai além do laboratório, ao contrário do que muitos pensam. Os perfusionistas, por exemplo, são o pilar da cirurgia cardíaca com a CEC”, complementa Fabrício.

A Liga Acadêmica é composta por 15 integrantes, que atuam em funções previamente definidas, sob a orientação da professora Ingridy Viana na parte científica e da perfusionista Laís Mota na parte de conhecimento em Perfusão Extracorpórea.  

“Cada aluno ligante tem um papel fundamental. Somos um só, amamos avanços cirúrgicos e, dentro da Perfusão, estudamos desde CEC até o ECMO, que hoje está muito conhecido por causa do atual cenário em que vivemos. Nós temos ainda mais responsabilidade, porque precisamos ensinar para os não ligantes tudo sobre CEC”, enfatiza. 

O processo seletivo para novos ligantes deverá acontecer ainda neste segundo semestre. “No primeiro semestre deste ano, não abrimos vagas porque estávamos com 15 ligantes. Agora, que muitos se formaram, abriremos mais vagas e nosso processo seletivo é com base em matérias cursadas e análise de currículo. Para nós, da Lacec, é fundamental que nossos integrantes sejam comprometidos, e seus currículos irão nos mostrar isso”, finaliza o presidente da Liga.

Compartilhe: