ESTUDE NA UNIT
MENU

Plataforma Lattes reúne a trajetória acadêmica de estudantes e pesquisadores

Currículo Lattes é o principal meio de consulta de recrutadores do mercado acadêmico, e pré-requisito para quem deseja seguir na carreira acadêmica

às 21h43
O Lattes é um documento online que serve de base de informações profissionais para estudantes e pesquisadores brasileiros (Reprodução)
O Lattes é um documento online que serve de base de informações profissionais para estudantes e pesquisadores brasileiros (Reprodução)
Compartilhe:

A maior base de informações profissionais do Brasil é a Plataforma Lattes, mantida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que tem como uma de suas ferramentas o Currículo Lattes, documento online que contém as experiências dos acadêmicos cadastrados.

De acordo com o coordenador do curso de Administração do Centro Universitário Tiradentes (Unit Pernambuco), Joebson Silva de Oliveira, pesquisadores, estudantes e todos os interessados em seguir carreira acadêmica e científica no Brasil devem ter o Currículo Lattes. “É um dos pré-requisitos para quem deseja cursar uma pós-graduação Stricto Sensu como mestrado, doutorado e pós-doutorado. “Por meio dele, profissionais de diferentes áreas podem publicar suas experiências, fazer network com outros profissionais e se manter visível ao mercado acadêmico”, orienta.

O Lattes, segundo a Plataforma, se tornou um padrão nacional no registro da vida pregressa e atual dos estudantes e pesquisadores do país, e é hoje adotado pela maioria das instituições de fomento. “Toda a sua trajetória acadêmica, desde os primeiros momentos até seus trabalhos de conclusão de cursos como: TCCs, dissertações e teses, podem ser inseridos”, salienta Joebson.

O sistema de currículos Lattes permite que estudantes de graduação e pós-graduação sejam selecionados para iniciativas especiais de suas instituições, para bolsas de pesquisa e de benefícios para participar de eventos e financiamentos científicos, uma vez que o acesso ao Currículo Lattes de um pesquisador ou estudante pode ser feito por qualquer pessoa. “É primordial que todo profissional tenha o seu currículo publicado na plataforma Lattes. Isso porque, além de ser o principal meio de consulta de recrutadores do mercado acadêmico, o mesmo servirá como uma plataforma pessoal de comunicação com a comunidade cientifica”, argumenta o professor.

Apagão

No final de julho deste ano, o órgão, vinculado ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), ficou indisponível sofreu uma queda do acesso ao sistema, o que chamaram de “apagão do CNPq”. O diagnóstico realizado por duas empresas contratadas foi de que a falha partiu de uma peça de equipamento chamada controladora de storage

O CNPq informou em nota que a substituição da peça com defeito já foi providenciada e o restabelecimento da Plataforma Lattes será feito sem perda de dados, assim como o pagamento das bolsas implementadas não seria afetado. O sistema ainda continua indisponível, mas o Conselho afirmou já dispor de novos equipamentos de TI e que a migração dos dados começou antes do ocorrido, com os backups existentes.

O cadastro na Plataforma Lattes poderá ser realizado assim que o sistema retornar ao normal, através do link https://lattes.cnpq.br.

Asscom | Grupo Tiradentes

 

Compartilhe: