ESTUDE NA UNIT
MENU

Egresso do curso de Administração publica em revista acadêmica de Blumenau

Incentivo do corpo docente da Universidade Tiradentes foi importante para a concretização e divulgação do projeto do egresso.

às 22h27
Compartilhe:

O egresso do curso de Administração da Universidade Tiradentes, Alexandre Vieira Seixas Fonseca, tem obtido destaque no âmbito da pesquisa. O artigo intitulado ‘Conhecimento Organizacional e Capacidades Dinâmicas: Ativos para empreender estratégias competitivas sustentáveis no setor de Turismo’ foi publicado, neste mês, na Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, de Blumenau (SC). A pesquisa teve por foco as pequenas empresas do setor de Turismo.

“O trabalho traz uma contribuição direta às pequenas empresas do setor de turismo, não apenas do Estado de Sergipe, mas de qualquer localização, no sentido de demonstrar que as agências e operadores desse segmento empresarial podem desenvolver capacidades dinâmicas de adaptação e readaptação às contínuas mudanças e inovações. Além dos desafios do setor em que atuam, como forma de manter-se competitiva. E, para tanto, o conhecimento organizacional (tácito e explícito) é a base dessas capacidades”, revela.

Para o desenvolvimento e divulgação do projeto, Alexandre destaca a importância da exitosa estrutura disponibilizada pela Unit, bem como pelo incentivo dos professores universitários. “A universidade disponibilizou uma megaestrutura de aprendizagem, que vai desde o ambiente físico, através das instalações, dos equipamentos e mobiliários, até às diversas ferramentas tecnológicas empregadas na instituição. No entanto, o seu corpo docente e o compromisso dos professores representaram a diferenciação na minha formação”, frisa.

O trabalho, tese defendida por Alexandre no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), teve por orientador o Prof. Me. Jefferson Reis Guimarães Andrade, da Universidade Tiradentes, e com a parceria da Prof.ª Dra. Rubia Oliveira Correa, da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Contudo, durante o último período da graduação, o trabalho foi publicado no Seminário de Administração (SEMEAD) da Universidade de São Paulo (USP).

“A publicação do artigo foi influenciada pelos meus orientadores, pois até então não conhecia esse universo. Hoje, esse artigo me permite enxergar que existem outras fontes de aprendizado, além dos livros e da sala de aula. É possível ter uma construção ativa do conhecimento por meio da pesquisa científica”, revela Alexandre.

O aprimoramento do currículo profissional e acadêmico é um resultado importante na carreira do Alexandre, que tem por foco estudar a gestão do agronegócio dentro de uma perspectiva do desenvolvimento local da economia colaborativa, que já traça planos para o futuro.

“Inicialmente tenho feito leituras sobre o tema e busco as principais referências. Em breve, pretendo ingressar em um novo curso acadêmico. Mas, por meu orientador, já teria ingressado logo em seguida da graduação”, completa Alexandre. 

 

Leia mais:

EAD: curso de Administração estimula empreendedorismo

 

Compartilhe: