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Gamificação e vida saudável: entenda essa tendência

O professor Me. Manoel Dantas Macedo Filho, da Universidade Tiradentes, explica o conceito e a aplicação da ferramenta

às 23h03
Imagem: Data Science Central
Imagem: Data Science Central
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A Gamificação, do inglês Gamification, pode ser entendida pela prática de aplicar mecanismos de jogos em diversas áreas, como educação, vida social, negócios e também saúde. Essa última é uma das tendências mais em alta ultimamente. Através do fomento do engajamento e da curiosidade dos usuários, a ferramenta busca promover, ainda mais, a participação, o interesse e o envolvimento de quem a utiliza. 

Para o professor Me. Manoel Dantas Macedo Filho, da Universidade Tiradentes, especialista em sistemas e aplicações web, a Gamificação diz respeito a estratégias que usam dinâmicas dos jogos na resolução de problemáticas diversas ou para fomentar o compromisso das pessoas nos processos educativos e em ações que não necessariamente estejam atreladas ao contexto dos jogos. 

“A proposta é realmente motivar mais as pessoas em atividades ou encargos que demandam uma participação efetiva que, com a gamificação, recebe um acréscimo no estímulo produtivo pelos desafios que são propostos, prováveis recompensas, espírito competitivo e o caráter lúdico que deixa qualquer situação mais prazerosa”, explica o professor.

O professor ressalta que a Unit foi uma das primeiras instituições a apostar nas metodologias ativas e diversificação oportunizada pela Gamificação. “Muitos dos exemplos exitosos da Gamificação se encontram nos processos de ensino, propostos principalmente nas Universidades e, apostando nas metodologias ativas, a Unit estava entre as primeiras instituições a diversificar seus procedimentos acadêmicos para uma utilização benéfica desse recurso, mas muitas outras empresas e organizações diferentes vêm despertando para essa estratégia”. destaca o professor Manoel Dantas Filho.

Como forma de oportunizar um estilo de vida saudável mais lúdico e acessível, aplicativos de Gamificação Fitness estão dominando as redes. Eles buscam fomentar a prática esportiva nos usuários de forma lúdica, além de oferecer propostas de alimentação e exercícios físicos. Mas, esses pormenores variam de aplicativo para aplicativo.

“O universo fitness também aderiu a essa ideia, talvez pelos fatores de movimento, ação e entretenimento que podem ser referenciados em um bom processo de gamificação. A Nike, por exemplo, apostou nessa onda e até criou uma plataforma chamada “Nike Plus” para incluir seus consumidores fitness em atividades de treinamento com mais empenho”, destaca o professor da Unit.

A Gamificação na busca por uma vida saudável pode garantir, ao usuário, que o percurso seja de forma mais lúdica, engajada e participativa. Assim, o uso da ferramenta pode ser uma alternativa para vencer o desinteresse e se manter focado em buscar ou manter esse estilo de vida.

 

Gamificação e Jogos Digitais

De forma geral, conforme o professor Manoel Dantas Filho, a gamificação tem a ver com os jogos digitais, essencialmente pelo lúdico que a ferramenta busca proporcionar ao usuário. No entanto, é preciso estar atento a algumas modificações que ocorrem na sociedade. 

“A Gamificação tem a ver com os jogos de forma geral, entendendo suas especificidades, ritmos, recompensas e as noções de torneio que deixam as coisas mais divertidas. Com o notável avanço dos jogos digitais, vemos que o conceito se mantém, mas novas características acabam se unindo também a esse processo, com mais imersão e praticidade, e o mundo virtual, com suas ferramentas e possibilidades, permite uma expansão praticamente infinita para o poder da Gamificação”, frisa o professor.

 

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