ESTUDE NA UNIT
MENU

Caism, da Unit, desenvolve ações e estratégias voltadas à saúde da mulher

Além do atendimento para a comunidade acadêmica, o Caism é campo de estágio para os alunos da disciplina de Saúde da Mulher do curso de Enfermagem da Unit.

às 13h52
Imagem: Arquivo Unit
Imagem: Arquivo Unit
Professora Manuela Vieira (Arquivo Unit)
Acadêmico Felipe Lima
Compartilhe:

Com o objetivo de oferecer serviços de qualidade, auxiliando o município de Aracaju no rastreamento do câncer de colo de útero e de mama, o Consultório de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism) oferece exame de lâmina gratuito exclusivo para acadêmicas e colaboradoras da Universidade Tiradentes (Unit). 

“Dessa forma, o Caism auxilia o município de Aracaju no rastreamento do câncer de colo de útero e de mama. Mesmo com o foco do Caism sendo acadêmicas e colaboradoras, abrimos algumas exceções para a comunidade externa, especialmente familiares e amigos dos discentes”, informa a professora do curso de Enfermagem da Universidade Tiradentes, Manuela Vieira. 

Temos a função não só de realizar exames de lâmina e clínico das mamas, mas também de orientar mulheres sobre planejamento familiar e infecções sexualmente transmissíveis. Inclusive, já estamos preparando ações para o mês do outubro rosa, alusivo ao combate ao câncer de mama”, acrescenta. As ações e estratégias voltadas à saúde da mulher ofertadas pelo Caism constam na Política Nacional da Saúde da Mulher. 

O Caism é um projeto de extensão realizado pelo curso de Enfermagem da Unit. Iniciado em 2007 e vinculado à disciplina Saúde da Mulher, o Consultório também é um campo de estágio para os estudantes e oportuniza a prática clínica ginecológica, fundamental para a formação do enfermeiro que irá atuar na Atenção Primária à Saúde.   

Felipe Lima, acadêmico do curso, já foi monitor da disciplina. Para ele, a atuação no Caism foi um diferencial para sua formação profissional. “O fato de a universidade proporcionar um ambiente específico para busca ativa e acolhimento de mulheres para realizarem principalmente o seu rastreamento para o câncer de colo de útero, mostra uma grande preocupação com a sociedade, além de acabar sendo, para o acadêmico, uma oportunidade a mais de aperfeiçoar o seu conhecimento nessa área tão vasta”, enfatiza. 

“Como acadêmico, a minha experiência foi incrível. Minha vivência ocorreu antes da pandemia, então, conciliávamos nossas atividades entre o Caism e a Unidade Básica de Saúde. Ambos casavam muito bem o conteúdo e as competências a serem desenvolvidas nesse estágio para a formação do enfermeiro”, finaliza o estudante. 

O Caism é totalmente custeado pela Unit, com parcerias do Centro de Referência da Mulher/Referência Estadual para Genitoscopia e Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju.

Confirma também: Estudantes de Enfermagem da Unit orientam sobre o autoteste do HIV.

Compartilhe: