A professora doutora Gabriela Maia Rebouças, coordenadora do Programa de Pós-graduação em Direitos Humanos da Universidade Tiradentes (Unit), contribuiu com o livro “O Direito Achado na Rua – Volume 10: Introdução crítica ao Direito como Liberdade”.
“Tive a honra de contribuir com um capítulo dessa obra histórica para a teoria crítica do Direito em parceria com a UnB”, comenta.
“Este ensaio foi pensado para e a partir da realização do Seminário Internacional – O Direito Como Liberdade – 30 Anos de O Direito Achado na Rua, ocorrido na UnB em dezembro de 2019, por ocasião da comemoração de três décadas deste que é um dos movimentos mais democráticos do direito brasileiro”, acrescenta.
Durante o evento, a coordenadora participou de uma mesa sobre Acesso à Justiça. “Apresentei uma reflexão sobre os desafios de uma cultura de direitos humanos, aí incluído o acesso à Justiça no curso das sociedades neoliberais, pautadas na maximização de lucros, na monetarização dos valores simbólicos, na flexibilização das garantias e direitos, sobretudo na retração das políticas públicas de fortalecimento dos espaços sociais”, declara.
O capítulo desenvolvido pela professora Gabriela Rebouças é intitulado “Acesso à justiça e neoliberalismo: o direito a se achar na rua”.
“Metodologicamente, como ensaio crítico, a análise parte de referências bibliográficas e documentais acerca dos enfrentamentos necessários no âmbito de uma reconfiguração da jurisdição e do Direito, que foram desenvolvidas a partir da nossa tese de doutorado que investigou as dimensões da subjetividade na configuração dos sistemas de resolução de conflitos na contemporaneidade”, enfatiza.
O exemplar já está disponível gratuitamente na página da Editora UnB ou clique aqui.
Confira também: Dissertação sobre terras indígenas é publicada em livro.