ESTUDE NA UNIT
MENU

Docente da Unit contribui com obra para a teoria crítica do Direito

O livro "O Direito Achado na Rua - Volume 10: Introdução crítica ao Direito como Liberdade" conta com a participação da docente Gabriela Rebouças, coordenadora do PPGD.

às 11h41
Compartilhe:

A professora doutora Gabriela Maia Rebouças, coordenadora do Programa de Pós-graduação em Direitos Humanos da Universidade Tiradentes (Unit), contribuiu com o livro “O Direito Achado na Rua – Volume 10: Introdução crítica ao Direito como Liberdade”. 

“Tive a honra de contribuir com um capítulo dessa obra histórica para a teoria crítica do Direito em parceria com a UnB”, comenta. 

“Este  ensaio  foi  pensado  para  e  a  partir  da  realização  do  Seminário  Internacional  – O  Direito Como Liberdade – 30 Anos de O Direito Achado na Rua, ocorrido na UnB em dezembro de 2019, por ocasião da comemoração de três décadas deste que é um dos movimentos mais democráticos do direito brasileiro”, acrescenta. 

Durante o evento, a coordenadora participou de uma mesa  sobre  Acesso  à  Justiça. “Apresentei uma reflexão sobre os desafios de uma cultura de direitos humanos, aí incluído o acesso à Justiça no curso das sociedades neoliberais, pautadas na  maximização de lucros, na monetarização dos  valores simbólicos, na flexibilização das garantias e direitos, sobretudo na retração das políticas públicas de fortalecimento dos espaços sociais”, declara. 

O capítulo desenvolvido pela professora Gabriela Rebouças é intitulado “Acesso à justiça e neoliberalismo: o direito a se achar na rua”. 

“Metodologicamente, como ensaio crítico, a análise parte de referências bibliográficas e documentais acerca dos enfrentamentos necessários no âmbito de uma  reconfiguração da jurisdição e do Direito, que foram desenvolvidas a partir da nossa  tese  de  doutorado  que  investigou as  dimensões  da subjetividade na configuração dos sistemas de resolução de conflitos na contemporaneidade”, enfatiza.

O exemplar já está disponível gratuitamente na página da Editora UnB ou clique aqui

Confira também: Dissertação sobre terras indígenas é publicada em livro.

Compartilhe: