ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit terá segunda defesa de tese de doutorado com dupla titularidade

A co-titulação foi firmada por meio de convênio entre a Universidade Tiradentes e a Universidade Castilla-La Mancha na Espanha. Defesa será dia 23.

às 22h48
Compartilhe:

O processo de internacionalização da Universidade Tiradentes – Unit – tem se destacado cada vez mais no dia a dia de sua comunidade acadêmica. Fruto desse processo, a egressa do curso de Engenharia de Petróleo – PEP – da Unit, Isabelle Maria Duarte Gonzaga, vai apresentar a segunda defesa de tese com dupla titularidade internacional da instituição de ensino. Será no próximo dia 23, a partir das 13h, via Google Meet. 

Este segundo doutoramento da Unit com dupla titulação foi realizado mais uma vez pelo Programa de Pós-graduação em Engenharia de Processos – PEP – da Unit e pelo Programa de Doutorado em Ingeniería Química y Ambiental da Universidad Castilla-La Mancha (Espanha), intitulado “Síntese de ânodos de misturas de óxidos metálicos assistida por micro-ondas para degradação de compostos orgânicos”.

Com orientação de renomados pesquisadores, professores do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Processos da Unit (ambos bolsistas de produtividade do CNPq), Giancarlo Richard Salazar Banda e Katlin Ivon Barrios Eguiluz. E ainda contou com a orientação do Decano da Universidad de Castilla La-Mancha na Espanha, o professor Manuel Andrés Rodrigo, reconhecido como um dos principais pesquisadores da Engenharia Química (autor de 429 artigos científicos e mais de 75 relatórios técnicos), além de presidente do grupo de trabalho de Engenharia Eletroquímica da Federação Europeia de Engenharia Química desde 2011. 

Para a defesa da tese, mais renomados professores como membros externos da banca, como o professor doutor Sergí Garcia Segura, da Arizona State University, dos Estados Unidos; o professor doutor Carlos A Martinez Huitle da Universidade Federal do Rio Grande do Norte; além da professora doutora Carmen Maria Fernandes da Universidad Castilla-La Mancha (Espanha); a professora doutora Eliane Bezerra Cavalcanti e o professor doutor Luiz Fernando Romanholo Ferreira, ambos do PEP da Unit.  

 

PEP da Unit e internacionalização

O Programa de Pós-graduação em Engenharia de Processos da Unit tem se destacado entre os os melhores do Nordeste e do país e é considerado como excelência nacional. Com mais de dez anos de implantação, o PEP tem conceito 5, atribuído pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes, órgão que regulamenta a pós-graduação brasileira. 

“A universidade se destaca quando possui uma massa crítica de pesquisadores muito produtiva. O resultado de todo o trabalho pode ser visto por meio da publicação de artigos em periódicos revisados por pares e citações desses trabalhos por outros pesquisadores em todo mundo. Isso fornece um respaldo à universidade e obviamente aos programas de Pós-graduação Stricto Sensu. Dentro da nossa universidade temos uma equipe de pesquisadores de referência e alunos dos cursos de mestrado e doutorado que desenvolvem pesquisas de qualidade”, destaca a professora doutora Eliane Cavalcanti, coordenadora do PEP/Unit. 

“O resultado de todo este trabalho é de extrema importância porque torna a universidade cada vez mais reconhecida. A instituição de ensino possui uma ação de formação internacional docente e, além disso, estamos também sempre nos associando a grupos altamente produtivos, incentivando e desenvolvendo projetos que têm relevância no contexto científico, de aplicação direta, para soluções de problemas sociais”, finaliza a coordenadora. 

Compartilhe: