ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit e Tiradentes Innovation Center realizam abertura da Maratona de Inovação

A abertura da Maratona de Inovação para o Bem aconteceu neste domingo, 19, no Tiradentes Innovation Center, localizado no campus Unit Farolândia

às 19h53
(Foto: Marcelo Freitas)
(Foto: Marcelo Freitas)
Zaida Hernandez, engenheira da Nasa; e Madeline Zhang, engenheira do Google. (Foto: Marcelo Freitas)
(Foto: Marcelo Freitas)
(Foto: Marcelo Freitas)
Heli Lucas, organizador e coordenador geral da FCI Maker; Zaida Hernandez, engenheira da Nasa; e Madeline Zhang, engenheira do Google; O coordenador de Marketing e Produtos Educacionais do Tiradentes Innovation Center, Leonardo Sales; e Marcelo Nunes, do Tiradentes Innovation Center. (Foto: Marcelo Freitas)
Heli Lucas, organizador e coordenador geral da FCI Maker; Zaida Hernandez, engenheira da Nasa; e Madeline Zhang, engenheira do Google. (Foto: Marcelo Freitas)
Compartilhe:

Com o apoio da Universidade Tiradentes (Unit) e Tiradentes Innovation Center, a Maratona de Inovação para o Bem, iniciativa da FCI Maker, teve inicio no último domingo, 19. Respeitando o distanciamento social e demais medidas de biossegurança, estudantes e representantes de escolas parceiras, NASA, MIT e Google, acompanharam a cerimônia de abertura no campus Unit Farolândia.

De acordo com o presidente da Associação Sergipana de Ciência, José Fernandes Lima, a educação muda conforme as necessidades da sociedade. Por isso, é tão importante capacitar jovens na idade escolar, apresentando-os aos novos problemas do mundo a serem solucionados. Segundo ele, as mudanças perpassam pela educação e a interdisciplinaridade. “Esse evento é da maior importância para o nosso estado. Os objetivos da educação estão mudando. Nos últimos tempos, estamos vendo que precisamos levar para as escolas as preocupações com os grandes problemas mundiais. Esta maratona trabalha nesse formato e aprenderão a trabalhar dentro dessa nova perspectiva. É um grande salto para o futuro”, expõe José Fernandes.

O coordenador de Marketing e Produtos Educacionais do Tiradentes Innovation Center, Leonardo Sales, destaca a presença do primeiro centro de inovação em educação do Brasil, no campus Unit Farolândia, as ações realizadas por meio dessa parceria, voltadas para jovens promissores na área. “Uma instituição com um centro de inovação focado em educação, que tem como missão conectar pessoas, startups e jovens entusiastas para pensar no futuro da educação… Não há uma alegria maior do que receber esse evento. A maratona tem como objetivo aproximar esses jovens da ciência e da educação, para propor soluções para problemas locais e melhorar a comunidade”, disse Leonardo.

Para a engenheira de software do Google, Madeline Zhang, a realização do evento é motivo de alegria, por tornar a ciência mais acessível aos jovens. “É muito agradável ver pessoalmente os estudantes com quem tivemos workshops no passado. Parece um sonho. Sou uma grande adepta de tornar a educação, especialmente a educação científica, mais acessível às pessoas. E se eu puder fazer alguma coisa para ajudar nisso, fico muito grata”, enfatiza.

A engenheira da Nasa Zaida Hernandez também falou como é gratificante participar do projeto. “É empolgante estar aqui para participar da maratona e inspirar esses jovens. Nós temos a oportunidade de falar com eles sobre engenharia e ciência, responder suas perguntas e estar com eles. O futuro deles é brilhante e queremos oferecer algo para eles”, expressa.

Durante a abertura da Maratona de Inovação para o Bem, os cantores Chiko Queiroga e Antônio Rogério fizeram um pocket show.

Maratona de Inovação para o Bem

Durante os dias de imersão, 120 alunos de colégios parceiros receberão problemas relacionados a acessibilidade, comunicação alternativa e inclusão digital de pessoas com deficiência e trabalharão em equipes para solucionar os problemas, aplicando habilidades e conhecimentos adquiridos durante as oficinas de preparação.

Para isso, serão capacitados por meio de workshops, palestras, mesas-redondas e mentorias. Estarão no evento os engenheiros da Nasa, Katya Echazarreta, Zaida Hernandez e Sergio Sandoval; e a engenheira do Google, Madeline Zhang, além do designer industrial do MIT, Heewon Lee. Ao final, a equipe vencedora ganhará o prêmio Tiradentes de Inovação para o Bem.

 

Leia também:

Unit apoia evento de inovação voltado para jovens

Compartilhe: