ESTUDE NA UNIT
MENU

Napps presta serviço de auxílio para a comunidade surda

Comemorado no dia 26 de setembro, o dia nacional da pessoa surda relembra importância da inclusão em centros educacionais

às 13h53
Compartilhe:

Comemorado todos os anos pela comunidade surda brasileira, o Dia Nacional do Surdo acontece no dia 26 de setembro e tem como objetivo principal promover o debate a reflexão acerca dos direitos e da luta pela inclusão de pessoas surdas na sociedade brasileira. A data foi escolhida por ser o dia da fundação do Instituto Nacional de Educação de Surdos (NES),  primeira escola para surdos no Brasil, no Rio de Janeiro em 1857. 

No Núcleo de Apoio Pedagógico e Psicossocial (NAPPS) da Universidade Tiradentes, os alunos e colaboradores com Deficiências, Síndromes ou Transtornos, são atendidos e apoiados durante o processo de aprendizagem e nas relações sociais e coletivas. De acordo com a coordenadora do Napps, Kátia Maria Araújo, o Núcleo oferece acompanhamento de intérprete de Libras nas avaliações presenciais e durante as aulas em atividades intra e extra muros. 

“O Napps dispõe de quatro Intérpretes/Tradutores de Libras para acompanhar o aluno surdo em sala de aula, em atividades extraclasse definidas pelos professores e em eventos institucionais. Tudo isso possibilita o acesso e a inclusão dos alunos surdos, permitindo a interação entre alunos, professores e colegas”, reitera Kátia. 

A coordenadora também explica que o atendimento da comunidade surda no NAPPS ocorre com a presença de intérpretes e tradutores e que o impacto da ação é positivo e necessário, atendendo as exigências legais da Lei Brasileira de Inclusão – LBI. “Os intérpretes acompanham o aluno, orientam e criam vínculos que permitem ajudá-lo em seus conflitos existenciais. É preciso que ocorra também o respeito ao outro, permitindo uma convivência de inclusão, e que estão alinhadas aos princípios e valores institucionais, que é formar cidadãos críticos, reflexivos para atuarem na sociedade”.

Leia Mais:
Live do Napps discutirá educação inclusiva para pessoas com deficiência

 

Compartilhe: