ESTUDE NA UNIT
MENU

Monitoria: conheça as vantagens de participar

Entre as vantagens da monitoria está a construção um bom currículo

às 20h46
Compartilhe:

A monitoria acadêmica é uma das oportunidades que a graduação oferece. Algumas das vantagens consistem em aproximar o aluno da pesquisa científica e da prática docente, proporcionar networking, autonomia e conhecimento em várias áreas, além de remuneração.

Participar de atividades acadêmicas como a monitoria ajuda o estudante a construir um bom currículo. Como monitor, o aluno será supervisionado por um professor, gerando aproximação com o docente (networking), e ajudará outros estudantes ao longo da disciplina ou determinado período no processo de aprendizagem.

Segundo a gerente acadêmica do ensino a distância da Universidade Tiradentes (Unit), Karen Sasaki, a monitoria é uma experiência positiva para o aluno. “As atividades de monitoria estimulam a formação de um pesquisador e, sobretudo, desenvolvem uma competência solidária e colaborativa entre os alunos. Essa é a principal mensagem. Além das competências técnicas e cognitivas, do estudante dominar determinado assunto, ele também desenvolve competências complementares, como apoio e preocupação com os colegas”, enfatiza.

Ela explica que é possível realizar monitoria tanto nos cursos de graduação presencial quanto na EaD. “Temos um programa de monitoria contínuo. O aluno se candidata à vaga, caso ele esteja do terceiro período em diante, e, com supervisão de um professor ou do tutor, ele vai ajudar os colegas de curso com informações específicas sobre os estudos. Ele não faz nada sozinho”, informa Karen.

Todo semestre são abertas inscrições para o processo de seleção para monitores. Cada edital determina as categorias e níveis de monitoria, documentação necessária, requisitos e período.

 

Leia também: Qual a diferença entre mentoria e monitoria?

Compartilhe: