ESTUDE NA UNIT
MENU

Corrida de rua: modalidade conquista cada vez mais adeptos

Para o professor Antenor Neto, a corrida de rua possui um crescimento exponencial por ter diversos benefícios físicos, cardiorrespiratórios, mentais, entre outros.

às 10h40
Compartilhe:

Com cada vez mais consciência quanto à importância da manutenção de um estilo de vida saudável e regularmente ativo, fugindo do sedentarismo, as pessoas têm optado por uma modalidade já bastante conhecida: a corrida de rua. 

“A corrida é bastante democrática e inclusiva, não havendo distinção de classe social, gênero, etnia e condição física. Cada um obedece ao seu ritmo, distância e objetivo. Historicamente, a corrida sempre foi considerada um esporte de baixo custo: com um tênis, um short e uma camiseta apropriados, é possível iniciar essa prática”, comenta o professor Antenor Neto, coordenador operacional do Curso de Educação Física da Universidade Tiradentes. 

“Mesmo com os avanços tecnológicos, como por exemplo, tênis de corridas de alta performance e os sofisticados relógios com GPS, a corrida ainda permite basicamente apenas esses itens para que seja realizada. Com a evolução nos treinos, as pessoas tendem a investir mais nos materiais e equipamentos, entretanto, comparada a outros esportes, a corrida ainda é bem mais acessível”, acrescenta. 

Para o especialista, a corrida de rua traz diversos benefícios. “A corrida vem tendo um crescimento exponencial por vários motivos, que estão relacionados aos benefícios físicos, musculares, cardiorespiratórios, mentais e relações sociais, entre outros”, enfatiza. 

“As pessoas passam mais tempo no trabalho, muitas vezes em locais fechados, e buscam uma atividade ao ar livre para aliviar o estresse do dia a dia, encontrando na corrida a atividade ideal. Mas, além desses benefícios, a corrida proporciona um sentimento de utilidade, de ser protagonista, e traz reconhecimento por aquilo que faz. Na corrida, as pessoas se conectam com elas mesmas e com os outros em uma corrida individual ou em grupo, e são reconhecidas pelos resultados alcançados, pela superação e conquistas pessoais”, complementa.

O docente da Unit destaca ainda que a ampliação de espaços para as pessoas realizarem a corrida contribuiu para o crescimento da modalidade. “Podemos citar os calçadões, vias de pedestres em avenidas com grande circulação de veículos e a interdição de trechos, como por exemplo, parte da Orla de Aracaju que é interditada aos sábados, por um período específico da manhã, para a prática de exercícios físicos”, frisa. 

“As redes sociais também impulsionaram esse crescimento, na medida em que pessoas iniciam essa prática e compartilham os relatos de melhoria da qualidade de vida e das sensações de bem-estar, estimulando e incentivando os novos praticantes”, enfatiza. 

Antenor Neto salienta a importância do acompanhamento profissional para uma prática saudável e correta. 

“Antes de qualquer atividade física, é imprescindível procurar um médico. A partir disso, é necessária uma adequação alimentar para ter o aporte calórico ideal para o tipo de atividade. Nesse caso, é importante procurar um nutricionista”, lembra.

“Um profissional de educação física ou uma assessoria esportiva também são fundamentais nesse processo, pois eles irão fazer uma avaliação física e um planejamento de acordo com as condições físicas de cada um. O acompanhamento desses três profissionais potencializa benefícios, evitando lesões e otimizando os resultados”, finaliza.

Veja também: Endorfina desencadeia efeitos benéficos para a saúde física e mental.

 

Compartilhe: