ESTUDE NA UNIT
MENU

Moda Sustentável: alternativa de consumo na indústria têxtil

Consumo de roupas e acessórios pensando na sustentabilidade do planeta vem crescendo nos últimos anos e mudando a indústria da moda

às 13h42
Imagem: Freepik
Imagem: Freepik
Professor Manoel Dantas Macedo Filho
Compartilhe:

De acordo com a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA), a indústria têxtil é uma das quatro indústrias que mais consomem recursos naturais. Por conta disso, muitas pessoas vem investindo em um consumo de moda sustentável, baseado em reduzir os poluentes usados na fabricação das peças, procurar recursos que garantam a durabilidade de uma peça sem retirar matéria-prima da natureza, reduzir o desperdício de tecidos e água da indústria têxtil e usar a criatividade com a reutilização e customização de roupas antigas. 

O professor do curso de Design de Moda da Universidade Tiradentes, Manoel Dantas Macedo Filho, explica que o interesse social em uma moda mais sustentável vem crescendo. “Vejo, principalmente em vários fóruns da área, que esse interesse é sim, cada vez maior, especialmente no público jovem que já percebe mais facilmente que a sustentabilidade está em toda parte, incluindo as roupas e acessórios que podem, de alguma maneira, valorizar a sua identidade e promover boas ideias para o mundo”, disse. 

Manoel reitera que a produção de moda pode se efetivar de várias maneiras, tanto em projetos mais intimistas e artesanais, valorizando as customizações e reusos que se associam à responsabilidade social, até os projetos das grandes marcas apoiadas na produção industrial. Ele também compreende que o setor da moda deve se associar totalmente a essa demanda social. “A ética social deve estar sempre referenciando a sustentabilidade, e não o produto, para que a marca possa mostrar suas reais intenções alinhadas com os objetivos de desenvolvimento sustentável e, se possível, contribuindo para organismos que, antes da indústria, já lutavam por esses ideais”, completa.

Já o consumidor consciente que deseja investir em moda sustentável deve pesquisar as marcas que realmente demonstram responsabilidade social. Não é tarefa simples, mas é possível procurar produtos que seguem regras na sua manufatura que cuidam da natureza e, em alguns casos, podemos procurar informações de procedência. E, como não custa difundir esses conceitos novamente, vamos procurar cada vez mais reciclar, reutilizar, reduzir, reaproveitar e até repensar o consumo da moda”. 

Leia Mais:
Unit participa da Exposição de Moda e Beleza do Caruaru Shopping

Compartilhe: