ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit está entre as faculdades que mais formam Engenheiros Civis

De acordo com os dados do Censo de Educação Superior de 2019, a Unit faz parte do ranking que mais forma Engenheiros no Brasil

às 19h26
Claudia Santana Arcieri Miranda
Claudia Santana Arcieri Miranda
Denise Figueiredo Amarante
Compartilhe:

Dentre as 25 faculdades de Engenharia Civil que mais formam profissionais no Brasil, a Universidade Tiradentes apareceu entre as 20 primeiras no ranking divulgado pelo portal Responde Aí, plataforma de estudos para alunos de exatas. De acordo com o portal, que coletou os dados através do Censo da Educação Superior de 2019, a Unit formou 284 engenheiros naquele ano. 

O curso de Engenharia Civil na Unit iniciou suas atividades no primeiro semestre letivo de 2010, e desde então, já são mais 1.495 alunos formados, distribuídos entre os turnos da manhã e da noite. A coordenadora operacional das Engenharias e Matemática, Claudia Santana Arcieri Miranda, explica que o diferencial da Unit é possuir uma infraestrutura completa. 

“Temos o Centro de Engenharia e Arquitetura (área com 800 m2 para práticas de solos e controle tecnológico de concreto) e parceria para uso de tecnologia BIM nos laboratórios de informática.Em relação aos softwares, existe integrado ao curso, Softwares da AltoQi e recentemente concluída parceria com empresa americana com softwares para avanço no projeto, construção e operação de infraestruturas (utilizando tecnologia BIM)”.

Outro ponto a se destacar são os projetos institucionais tais como o Cabuto Aerodesign que conta com a participação das Engenharias e Publicidade e Propaganda, onde os futuros engenheiros contribuem principalmente com a parte estrutural do projeto. Além disso,  o curso conta com uma série de parcerias que implicam em estágios supervisionados e extra-curriculares e permitem práticas profissionais no campo.

“Quando o aluno ingressa no curso, ele tem oportunidade de atuar na pesquisa acadêmica, no ITP – Instituto de Tecnologia e Pesquisa e NUESC – Núcleo de Suspensão e Emulsão Coloidal. Também contamos com um quadro docente altamente qualificado, com atuação profissional em construtoras nacionais e internacionais da área. Além de termos disponível o Inovation Center, por meio Centro de Inovação para a incubação de empresas, já que no curso trabalhamos fortemente a atuação empreendedora, com isto o Inovation Center é fundamental nesta ação”.

Formada em 2020, a egressa e agora engenheira, Denise Figueiredo Amarante afirma que o curso de Engenharia Civil da Unit superou suas expectativas. “Além dos professores extremamente capacitados e com bastante conhecimento em suas áreas, acredito que o diferencial da UNIT se dá também pelos seus laboratórios e equipamentos disponíveis para nós alunos. Além disso, ainda  tem os programas de estágio onde nós podemos colocar em prática tudo que aprendemos em sala”.

Leia Mais: As várias razões para cursar Engenharia Civil

Compartilhe: