ESTUDE NA UNIT
MENU

A importância do PSA para a detecção do câncer de próstata

O Laboratório Central de Biomedicina da Universidade Tiradentes oferece o exame PSA para pacientes do SUS, planos de saúde e particulares.

às 17h39
Imagem: Freepik
Imagem: Freepik
Compartilhe:

Em 2020, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) registrou 65.840 novos casos de câncer de próstata. Para detectar a doença precocemente, é importante que todo homem realize o exame PSA (Antígeno Prostático Específico) pelo menos uma vez ao ano. Essa é a principal forma para diagnosticar o câncer de próstata e outras alterações no órgão, como a hipertrofia benigna da próstata e a prostatite (aguda ou crônica).

O resultado do PSA pode variar de acordo com outros fatores que não estejam relacionados à doença, principalmente idade, mas, no geral, os valores de referência são: para homens até 65 anos, o PSA total deve ser até 2,5 ng/mL, e para homens acima de 56 anos, até 4 ng/mL.

Nem sempre o aumento na concentração do PSA total indica câncer. Por tanto, é importante que a conclusão do diagnóstico seja feita com base em outros exames indicados pelo urologista, como toque retal, ressonância magnética e biópsia.

O urologista também pode solicitar o PSA Livre. Com esse exame a mais, é possível relacionar o resultado com o PSA total e verificar se a alteração na próstata é benigna ou maligna. Se a relação entre os dois exames for superior a 15%, então a alteração é benigna. Mas, se o percentual for menor do que 15%, normalmente, o diagnóstico é de câncer. Nesse caso, é indicada a realização da biópsia para confirmação.

Unit Lab

O Laboratório Central de Biomedicina da Universidade Tiradentes, o Unit Lab, oferece o exame PSA para pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), planos de saúde Unimed, Petrobras e Plamed, e particulares.

Para ter acesso ao serviço, o paciente pode entrar em contato pelo telefone (79) 3218-2304 ou e-mail labiomed@unit.br. O laboratório está localizado na rua Laranjeiras, 710, no Centro de Aracaju. O atendimento é de segunda a sexta, das 6h30 às 10h, e aos sábados, das 7h às 9h. O resultado é liberado em até 4 dias úteis após a entrada da amostra no laboratório.

Para realização do exame do PSA é necessário que o paciente atenda aos seguintes preparos:

  Não ter ejaculado nas últimas 48h;

  Não ter feito exercício em bicicleta (ergométrica ou não), não ter andado de motocicleta e não ter praticado equitação (andar a cavalo) nos últimos dois dias;

  Não ter usado supositório, não ter recebido sondagem uretral e não ter feito exame de toque retal nos últimos três dias;

  Não ter feito cistoscopia nos últimos cinco dias;

  Não ter realizado ultrassonografia transretal nos últimos 7 dias;

  Não ter realizado colonoscopia ou retossigmoidoscopia nos últimos 15 dias;

  Não ter realizado estudo urodinâmico nos últimos 21 dias;

  Não ter feito biópsia de próstata nos últimos 30 dias.

Novembro Azul

O Novembro Azul surgiu para alertar a população masculina sobre a importância de cuidar da saúde, prevenindo doenças comuns ao público, a exemplo do câncer de próstata. Durante o mês, são realizadas diversas ações para incentivar a realização dos exames PSA e toque, e a busca por um urologista, assim como acompanhamento e tratamento adequados em casos de detecção da doença.

 

Leia também: Unit Lab promove ação em alusão ao Outubro Rosa

Compartilhe: