ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit promove testagem de HIV, sífilis e hepatites no campus Propriá

A ação de testagem para alunos e colaboradores aconteceu em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids.

às 16h29
Compartilhe:

Nesta quarta-feira, 1º, foram disponibilizados aos alunos e colaboradores da Universidade Tiradentes (Unit), campus Propriá, testes rápidos para detecção de HIV, sífilis e hepatites B e C. A ação aconteceu em alusão ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids, com o apoio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), e envolveu estudantes dos cursos da Saúde para a realização dos exames.

Segundo o diretor do campus Unit Propriá, Bruno Teles, a ação aconteceu com o intuito de trazer à memória um dia tão importante para a manutenção da saúde. “Com os testes de sorologia, deixamos a mensagem do cuidado e zelo pela saúde de todos os nossos alunos e colaboradores. A equipe do CTA sempre esteve de prontidão para nos ajudar com ações desse porte. Trata-se de uma parceria de longos anos, que fortalece o nosso vínculo com o equipamento público municipal”, disse.

“Para os nossos alunos, fica a sensação de estarem sendo cuidados pela instituição, que não está apenas preocupada com o ensino em sala de aula, mas com todas as questões externas que impactam diretamente na qualidade de vida e saúde dos nossos discentes”, complementou Bruno.

Dia Mundial de Luta Contra a Aids

O tema de 2021 para o Dia Mundial da Luta Contra a Aids instituído pela OMS é Acabar com as Desigualdades. Acabar com a Aids. Com ênfase especial em alcançar as pessoas que ficaram para trás, a organização e seus parceiros destacam as crescentes desigualdades no acesso a serviços essenciais relacionados ao HIV.

HIV/Aids

Mesmo com o significativo progresso das últimas décadas, as metas globais estabelecidas para 2020 não foram atingidas. O HIV continua sendo um grave problema de saúde pública e afeta milhões de pessoas em todo o mundo.

O desrespeito aos direitos humanos, a disparidade e a divisão são algumas das causas que fazem do HIV um constante motivo de crise de saúde mundial. A pandemia de covid-19 demonstrou ainda mais essas desigualdades, com interrupções nos serviços essenciais para pessoas acometidas pelo HIV, tornando a sobrevivência mais difícil.

 

Leia também: Colorização digital: técnica que revitaliza imagens se torna tendência

Compartilhe: