ESTUDE NA UNIT
MENU

Câncer de intestino: saiba como se prevenir

O câncer de intestino é o terceiro tipo de câncer mais comum no Brasil, segundo o INCA.

às 12h11
Imagem: Freepik
Imagem: Freepik
Compartilhe:

O câncer de intestino é a terceira neoplasia mais comum no Brasil. A informação é do Instituto Nacional do Câncer – INCA, órgão auxiliar do Ministério da Saúde no desenvolvimento e coordenação das ações integradas para a prevenção e o controle do câncer no Brasil.

De acordo com o instituto, a estimativa de mortalidade de pessoas com mais de 15 anos da doença é de 160 mil entre 2026 e 2030, sendo 82,4 mil entre mulheres e 79,4 mil entre homens.

Entre os principais fatores associados ao risco de desenvolver este tipo de tumor estão a má alimentação, o excesso de peso, a inatividade física e o excesso de bebida alcóolicas. Com isso, a prevenção para a doença tem se destacado como de grande relevância. O tumor inicia na parte do intestino grosso chamada cólon, no reto e ânus, sendo conhecido também como câncer de cólon e reto ou colorretal.

Outros fatores também podem estar relacionados com a maior chance de desenvolvimento da doença como a história familiar de câncer de intestino, história pessoal de câncer de intestino, ovário, útero ou mama, além de tabagismo.

Para se prevenir, o INCA salienta, entre outros aspectos, que a manutenção do peso adequado, a prática de atividade física, assim como a alimentação saudável são fundamentais para a prevenção do câncer de intestino.

Com informações do Instituto Nacional do Câncer

Veja também: Câncer de mama: diagnóstico precoce, tratamento mais eficaz

Compartilhe: