ESTUDE NA UNIT
MENU

Nova etapa do Projeto Unit Digital SE atenderá a PMSE

Com o convênio firmado entre a Unit e PMSE, alunos dos cursos de Computação contribuirão com transformação digital no órgão.

às 11h14
Compartilhe:

O Projeto Digital SE da Universidade Tiradentes entrará em uma nova etapa com mais um importante órgão, a Polícia Militar do Estado de Sergipe. Implementado em 2017, a iniciativa já beneficiou a Empresa de Serviços Gráficos de Sergipe – Segrase, a Secretaria da Fazenda – Sefaz, Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe e Secretaria de Secretaria de Segurança Pública.

“O convênio com a Polícia Militar foi realizado pela Reitoria, por meio do Unit Carreiras, e somos o primeiro projeto a abraçar esta parceria. Nesse contexto, seis estudantes dos cursos de Computação da instituição de ensino atuarão junto à corporação”, comenta o professor Fábio Gomes Rocha, coordenador do projeto.

“A ideia é começar no início deste ano. O intuito é desenvolver uma tecnologia e fazer essa transferência tecnológica. Com isso, trabalharemos o desenvolvimento de sistemas de gestão documental, auxiliando na evolução e na redução de papel. Com isso, atuaremos na melhoria do acesso à informação e na transparência dos dados”, acrescenta.

O Projeto Digital SE tem sido considerado um importante elo entre a academia e o mercado por meio da transformação digital em órgãos e instituições públicas. Além disso, representa um grande diferencial na formação acadêmica dos alunos.

“Os acadêmicos atuarão três dias no órgão e dois na universidade com o desenvolvimento do software. Além de nos aproximarmos da PMSE, que é muito importante, vamos auxiliar no ponto de vista de transformação digital”, salienta.

Projeto Sergipe 2050

Além do Projeto Digital SE, também está previsto o Projeto Sergipe 2050 que contará também com a participação de seis estudantes da Universidade Tiradentes.

“Com esta iniciativa, vamos desenvolver um portal de informações estratégicas. Com isso, todo o planejamento estratégico de Sergipe, tanto para as empresas como para os órgãos públicos, utilizará os recursos desse portal que desenvolveremos em parceria com a Secretaria de Governo do Estado”, comenta Fábio Gomes.

“Com o portal, vamos montar um sistema que vai agregar dados e informações que permitirá aos empresários e gestores a obtenção de informações de forma mais rápida”, completa.

 

Projeto Unit Digital SE

O projeto existe desde 2017 e já atendeu órgãos como a Empresa de Serviços Gráficos de Sergipe (Segrase), Secretaria da Fazenda (Sefaz) e Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe.

Técnicas de tipificação, organização e limpeza dos documentos compõem o processo de digitalização em questão. Em seguida, é criada a ferramenta de processamento e análise do conteúdo, elaboração do sistema de armazenamento e desenvolvimento da interface de acesso do usuário.

O projeto serve de referência para os demais órgãos públicos.

 

Veja também:

Projeto Digital SE amplia parcerias

Compartilhe: