ESTUDE NA UNIT
MENU

Multimidialidade e mediação docente são temas da Jornada Pedagógica 2022.1

O tema foi abordado pelo convidado Luciano Meira com transmissão ao vivo pelo Youtube.

às 11h52
O professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Luciano Meira.
O professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Luciano Meira.
A pró-reitora de graduação da Universidade Tiradentes (Unit), Arleide Barreto.
O pró-reitor administrativo e financeiro da Unit, Felipe Lima.
A Jornada Pedagógica é um evento com programação semestral de integração.
Compartilhe:

“O mundo é movido por mudanças. Nos últimos dois anos nunca tivemos tantas mudanças ao mesmo tempo e movidas por situações imprevisíveis”, declara a pró-reitora de graduação da Universidade Tiradentes (Unit), Arleide Barreto. Com a pandemia de covid19, a Educação precisou se adaptar para auxiliar ainda mais o aluno em seu processo de aprendizagem. Por isso, a Unit realiza constantemente atividades de capacitação junto aos seus professores, a exemplo da Jornada Pedagógica.

Essa ação da universidade visa a preparar as equipes pedagógicas e docentes para o novo semestre, ainda mais agora para o novo momento que foi iniciado durante as aulas virtuais com o uso da tecnologia e metodologias ativas. 

“Apesar dessa imprevisibilidade a gente tem que ir à frente para darmos uma segurança e comodidade aos nossos alunos. Esse acolhimento é feito justamente pelo professor. Trabalhar o ensino talvez não seja tão difícil. Mas, o foco é atingir o objetivo que é a aprendizagem. Se fizermos um esforço muito grande para ensinar e o aluno não aprender, não fizemos nada”, disse a pró-reitora.

Convidado para a conferência de abertura da Jornada Pedagógica 2022.1, o professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Luciano Meira, abordou a Multimidialidade e mediação docente no processo de ensino-aprendizagem. “Durante essa emergência sanitária que vivemos [a pandemia de covid19] nos deparamos com a necessidade de produção de sentido do estudante que antes no formato assíncrono, não havia. Isso tem a ver com a imersão do aluno em experiências significativas a partir, por exemplo, da realidade aumentada ou virtual”, considerou.

Para o pró-reitor administrativo e financeiro da Unit, Felipe Lima, a jornada pedagógica é um momento de sinergia entre as áreas. “Quanto mais aprendemos, melhor conseguimos desempenhar as nossas atividades, quer estejam ligadas ao ensino diretamente ou não. E a universidade tem uma série de áreas buscando um mesmo objetivo. A temática abordada pelo professor Luciano Meira, falando sobre novas tecnologias, que a princípio pensamos que é algo futurista, mas está muito pertinho da gente”, 

Jornada Pedagógica

A Jornada Pedagógica é um evento com programação semestral de integração, formação continuada e planejamento do corpo docente do Grupo Tiradentes, desenvolvido em consonância com as diretrizes institucionais e demandas da Educação Superior. A Jornada 2022.1 contará com uma programação única, com atividades virtuais síncronas e encontros presenciais com a participação de docentes e a integração das lideranças locais de cada IES.

 

Leia também: “Com o ensino híbrido, pude realizar o sonho de voltar a estudar”, diz aluna.

Compartilhe: