ESTUDE NA UNIT
MENU

Egresso da Unit é atual presidente do Coren/SE

Há um ano na gestão do Conselho Regional de Enfermagem de Sergipe, Conrado Marques conta a sua trajetória na profissão.

às 10h27
Compartilhe:

Para Conrado Marques de Souza Neto, escolher Enfermagem foi fácil. Formado pela Universidade Tiradentes (Unit) em 2010, ele já passou por diversas áreas de atuação da profissão, fez especialização, mestrado e está concluindo o doutorado. Todo esse caminho percorreu junto com a Unit, onde atualmente, também faz parte do corpo docente do curso.

Na adolescência, Conrado acompanhou de perto o que era ser um professor. Seu pai lecionou durante 15 anos no curso de administração da Unit e o inspirou. “Eu já acompanhava com meu pai o dia a dia da universidade. Por isso, sempre me encantou muito a docência. Eu via a dedicação que meu pai tinha e que a universidade tinha com os alunos, a preocupação com a excelência na qualidade do ensino”, diz.

Incentivado pelo pai, ele sabia que deveria fazer uma graduação na Unit. Pensou primeiro em fisioterapia, um curso que era novo em Sergipe, mas logo decidiu mudar para enfermagem. Na época, também estava sendo lançado o Programa de Saúde da Família e a área estava passando por uma crescente demanda. “Quando descobri a enfermagem eu não tive dúvida que eu queria ser enfermeiro, pois sabia que iria cuidar das pessoas”, conta Conrado. 

Na universidade, ele se engajou rapidamente nas atividades de extensão, eventos acadêmicos e monitoria. Tudo isso ajudou o até então universitário, a preparar o caminho para as atividades que iria desempenhar no futuro. Após se formar, ele atuou em diversas frentes: foi enfermeiro em Unidades Básicas de Saúde (UBS), fez plantões em hospitais e lecionou em curso técnico. “No momento em que eu me formei, eu sabia que eu estava preparado para o mercado de trabalho. A Unit proporcionou o que eu precisava dentro das competências do profissional de enfermagem para que eu me destacasse por onde quer que eu passasse”, o egresso afirma.

Foi quando surgiu a oportunidade para fazer uma pós-graduação (lato sensu). Depois ele partiu para o mestrado e atualmente, está finalizando o doutorado. Toda essa trajetória ele percorreu na própria Unit, instituição em que também é docente do curso de Enfermagem. “Eu sou muito realizado enquanto professor. Se existe uma forma de transformar o mundo é através da educação. Toda vez que entro na sala de aula, que divide o meu conhecimento, toda vez que passa um semestre, a gente constrói um mundo melhor. Acho que não existe uma profissão, alinhada à enfermagem, que seja tão nobre quanto a docência”, acredita.

Entre todas as atividades desempenhadas por Conrado, faltava uma: presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Sergipe (Coren/SE). Mas, desde 2021, ele já realiza essa atividade. “Tem sido uma experiência maravilhosa de gestão e a expectativa é a melhor possível: de entregar uma nova sede para o conselho e de fazer um pouco mais pela enfermagem. Estamos batalhando muito pelo piso salarial do enfermeiro que hoje não é definido. Acho que a gente vai aos poucos conquistando uma enfermagem mais forte, enfermagem mais unida, uma enfermagem melhor reconhecida pela população”, conclui o enfermeiro.

Veja também: Conheça o curso de Enfermagem da Unit.

Compartilhe: