ESTUDE NA UNIT
MENU

Assédio no ambiente virtual: Existe punição prevista em lei?

Professor do curso de Direito da Unit explica como a violência contra a mulher e o assédio dentro do ambiente virtual pode ser enquadrado na lei

às 15h08
Imagem: Freepik
Imagem: Freepik
Black student discussing marketing academic ideas with college team having virtual teleconference meeting sitting at desk in living room. Woman working at deadline project during online webinar
Eduardo Santiago Pereira
Compartilhe:

De acordo com dados de estudo inédito desenvolvido pelo Instituto Avon em conjunto com a Decode, empresa especializada em pesquisa digital, o assédio é a principal violência sofrida por meninas e mulheres no ambiente virtual. O estudo, intitulado, ‘Além do Cyberbullying: A Violência Real Do Mundo Virtual’, foi feito durante o período entre julho de 2020 e fevereiro de 2021, quando estavam em vigor as medidas de isolamento social e de fechamento de espaços. 

Segundo o levantamento da pesquisa, a grande maioria dos casos de assédio envolve recebimento de mensagens não consensuais com conteúdo de conotação sexual. Além disso, ex-companheiros foram ligados a 84% dos relatos de stalking, que são casos de perseguição praticada em meios digitais e também foram registradas violências que envolvem o envio de fotos íntimas e comentários de ódio contra as mulheres.

Para Eduardo Santiago Pereira, professor do curso de Direito da Universidade Tiradentes, quando se fala do crime de assédio sexual, disposto no art. 216-A do Código Penal, deve-se observar que a conduta de constranger alguém com o intuito de obter vantagem ou favorecimento sexual, exige que o agente prevaleça de sua condição de superior hierárquico ou ascendência inerentes ao exercício de emprego, cargo ou função, para que o mesmo seja submetido à pena de detenção, de um a dois anos.

“Nesse sentido, já se pode perceber que a discussão, que perpassa a punição dos crimes praticados através das redes sociais, ou pela rede mundial de computadores, regra geral, indica que eles não poderão ser aplicados para tais hipóteses. Aliás, deve-se lembrar que alguns fenômenos sociais de interesse do Direito Penal, e que até então se davam no mundo físico, acabaram sendo transportados para o mundo abstrato, para o mundo virtual. Todavia, independentemente de tal fato, em muitas situações, infelizmente, os mesmos findam por causar danos ainda mais severos às vítimas”, explica Eduardo. 

O professor reitera que para abarcar diretamente a questão penal no mundo virtual, que dois novos crimes foram incorporados ao Código Penal. Disposto no artigo 147-A, o crime de perseguição foi caracterizado quando uma pessoa, reiteradamente e por qualquer meio, ameaça a integridade física ou psicológica, restringe a capacidade de locomoção ou, de qualquer forma, invade ou perturba a esfera de liberdade ou privacidade de outra. 

Já o crime de violência psicológica contra a mulher é imputado ao agente que causar dano emocional à mulher que a prejudique e perturbe seu pleno desenvolvimento ou que vise a degradar ou a controlar suas ações, comportamentos, crenças e decisões, mediante ameaça, constrangimento, humilhação, manipulação, isolamento, chantagem, ridicularização, limitação do direito de ir e vir ou qualquer outro meio que cause prejuízo à sua saúde psicológica e autodeterminação

“Ambos são punidos com pena de reclusão de seis meses a dois anos e multa. E, na hipótese do crime de perseguição, permite-se aplicar causas de aumento de pena, quando o crime for cometido contra mulher em razão de sua condição de sexo feminino, utilizando-se os mesmos critérios válidos para a definição das circunstâncias do crime de homicídio qualificado pelo feminicídio”, completa.

Leia Mais: Mulheres vítimas de violência devem ter assistência psicológica

Compartilhe: