ESTUDE NA UNIT
MENU

Especialista espanhol ministra palestras para docentes Unit

Evento propõe reflexão sobre competências e trabalho da docência nas tecnologias da informação e comunicação

às 14h52
Compartilhe:
Especialista Dr. José Maria Ruiz ministra palestra sobre Liderança Educativa

Especialista Dr. José Maria Ruiz ministra palestra sobre Liderança Educativa

Durante esta semana, docentes do Núcleo de Educação a Distância – Nead, do Núcleo Docente Estruturante – NDE’s e do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPED da Universidade Tiradentes recebem o professor da Universidad Complutense de Madrid, na Espanha, Dr. José Maria Ruiz Ruiz. O especialista promoverá um ciclo de palestras com os profissionais da instituição com o objetivo de gerar uma reflexão sobre as competências e o trabalho da docência voltada para as tecnologias da informação e comunicação.

A primeira palestra do programa começou na tarde dessa segunda-feira, 3 de junho, com professores e coordenadores do Núcleo de Educação a Distância. Com a temática ‘Liderança Educacional’, o Dr. José Maria apontou as estratégias de ensino aprendizagem e a visão de liderança do professor. “Um líder enxerga em longo prazo, entende e identifica quais as necessidades dos alunos, porque se não sabe qual a necessidade do estudante não será capaz de fazer a conexão. O intercâmbio de conhecimento intelectual”, revela o especialista.

Segundo a coordenadora de projetos acadêmicos da Superintendência Acadêmica, Luzia Cristina Pereira Brito, as inovações pedagógicas competitivas é um dos focos de discussão do professor José Maria Ruiz Ruiz. “A instituição está discutindo hoje um novo paradigma curricular, a revisão dos cursos para a introdução do currículo por competências. Começamos com as Engenharias, ampliamos para Negócios, estamos em discussão nas Licenciaturas e aos poucos ampliaremos para os outros cursos, inclusive os cursos a distância. O desafio é trabalhar com nossos professores um modelo de currículo onde o estudante é muito baseado na realidade, nas questões de ordem prática e acima de tudo ativa”, informa a coordenadora Luzia Brito.

Dentre os pontos discutidos estão estratégias de ensino aprendizagem e visão de liderança do professor

Dentre os pontos discutidos estão estratégias de ensino aprendizagem e visão de liderança do professor

Para a professora Jucimara Roesler da diretoria do Nead, a experiência vivenciada pelo especialista ajudará os docentes a se prepararem para as novas perspectivas do mercado. “É uma atividade muito importante porque os professores passam a debater com o profissional que traz toda a experiência de uma grande instituição da Europa, com suas diretrizes educacionais o uso das tecnologias, o ensinar e aprender, mapeado por estratégias e competências buscando um profissional cada vez mais apto a ir para o mercado”, acredita a docente.

PALESTRAS

Nesta terça-feira, 4 de junho, o Dr. José Maria Ruiz Ruiz dá continuidade a palestra sobre Liderança Educacional. A partir das 15h, na sala 4 do bloco F, o especialista estará com docentes do Mestrado em Educação da Unit. Amanhã, 5 de junho, o Dr. José Maria se reunirá com professores do Núcleo Docente Estruturante às 14h, na sala 24, também no bloco F. A partir de quinta-feira, 6 de junho, o professor da Universidad Complutense de Madrid estará na capital alagoana, Maceió, ministrando a palestra ‘Cómo evaluar em la práctica lós competências profisionales a través de estratégias innovadoras’ na Faculdade Integrada Tiradentes – Fits.

Fotos: Marcelo Freitas

Compartilhe: