ESTUDE NA UNIT
MENU

NAF/Unit oferece serviço gratuito para declaração de imposto de renda

Para ter acesso ao serviço, a pessoa deve receber até três salários mínimos e fazer o agendamento por telefone ou pelo Agenda Fácil.

às 14h49
Imagem: Freepik
Imagem: Freepik
Compartilhe:

Foi dada a largada o período de Declaração do Imposto sobre a Renda das Pessoas Físicas (DIRPF) 2022. O prazo de entrega segue do dia 7 de março até o dia 29 de abril, e os contribuintes interessados em realizar o serviço de forma gratuita têm opção: Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal da Universidade Tiradentes (NAF/Unit).

“Nesse ano, as novidades são que o recebimento da restituição pode ser feito via Pix como também o pagamento. Quem recebeu o auxílio emergencial junto com outros valores, ultrapassando R$ 28.559,70, também deve fazer a declaração. Além disso, é possível cadastrar e-mail e celular dos dependentes, sendo obrigatório informar se ele mora ou não com o titular; e no campo pensão alimentícia, é obrigatório indicar quem é o responsável pelo pagamento, se é um dependente ou o titular”, explicou a coordenadora do NAF/Unit, Flávia Karla Gonçalves.

Outra novidade são os serviços exclusivos para os usuários do gov.br nível ouro ou prata. Eles podem fazer a declaração pré-preenchida, verificar a situação da declaração pelo celular e importar dados informados no carnê-leão.

O NAF oferta esse e outros serviços em diversos pontos no Estado para quem tem renda de até três salários mínimos. “O núcleo contribui no sentido de dar orientações e fazer o preenchimento da declaração do imposto de renda gratuitamente e que seja uma declaração simplificada. Também damos orientações para quem quiser fazer a sua própria declaração”, disse.

Para ter acesso ao serviço, a pessoa deve fazer o agendamento tanto para os atendimentos realizados nos Centros de Atendimento ao Cidadão (CEAC) quanto no NAF do campus Unit/Centro. No núcleo, quem atende são os alunos do curso de Ciências Contábeis, sob a orientação dos professores, mobilizando o conhecimento prático do que aprendem em sala de aula.

“Os alunos do curso são orientados por um pelo um professor e eles mesmos fazem as declarações. O professor supervisiona para poder ser transmitida. Então os alunos aprendem o que vem na teoria na sala de aula, aprendem na prática, preenchendo, orientando aos contribuintes nesse processo de declaração de imposto de renda”, enfatizou Flávia Karla.

Confira os locais de atendimento:

NAF campus Unit/Centro: de segunda a sexta, das 8h às 12h 

Telefone para agendamento: 3218-2323

 

CEAC Aracaju Parque Shopping: de segunda a sexta, das 7h às 18h

CEAC Rodoviária: de segunda a sexta, das 7h às 13h

CEAC Lagarto: de segunda a sexta, das 8h às 12h

Link para agendamento no Agenda Fácil

 

Leia também: Coordenadora destaca serviços ofertados pelo NAF da Unit

Compartilhe: