ESTUDE NA UNIT
MENU

Estudante da Unit apresentará trabalho em Encontro de Recursos Hídricos

O trabalho da aluna de Engenharia Química apresenta uma análise da água em comunidades quilombolas de Sergipe.

às 11h50
A estudante do 9º período do curso de Engenharia Química da Universidade Tiradentes (Unit), Pamela Cunha Bortoluzzi.
A estudante do 9º período do curso de Engenharia Química da Universidade Tiradentes (Unit), Pamela Cunha Bortoluzzi.
Compartilhe:

A estudante do 9º período do curso de Engenharia Química da Universidade Tiradentes (Unit), Pamela Cunha Bortoluzzi, apresentará trabalho no 14º Encontro de Recursos Hídricos de Sergipe (Enrehse). O título da pesquisa é Avaliação da qualidade de água da comunidade quilombola de Patioba, localizada no município de Japaratuba, SE.

Segundo a aluna, o grupo de pesquisa avaliou diversos parâmetros físicos, químicos e microbiológicos na água. “A pesquisa buscou trazer um impacto positivo para essas populações, já que são grupos tão vulneráveis e que fazem uso de fontes alternativas de água em alguns casos. Por conta disso, esse trabalho busca garantir que eles estão tendo acesso a água de qualidade e de maneira segura para a saúde deles”, disse.

“A comunidade de Patioba vem sendo estudada em nosso projeto desde 2018 e a população utiliza fontes alternativas de água, sendo assim, importante manter esse monitoramento e acompanhamento da qualidade de água que vem sendo consumida”, acrescenta.

Para ela, a apresentação no Enrehse é uma oportunidade de dividir conhecimentos com outros pesquisadores da área. “O evento tem tudo a ver com esse assunto, já que é uma busca por discutir e melhorar a situação dos recursos hídricos sergipanos, que afeta de maneira direta a água de consumo dessas populações”, conclui.

Sobre o evento

O Encontro de Recursos Hídricos em Sergipe (Enrehse), em sua 14ª edição, marca as comemorações do Dia Mundial da Água e acontece de 21 a 25 de março,  por meio virtual, tendo como tema central “Segurança Hídrica para a Paz e o Desenvolvimento”.

O Enrehse 2022 é uma realização do Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (SEDURBS) / Superintendência Especial de Recursos Hídricos e Meio Ambiente (SERHMA) em parceria com a Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidro), Universidade Federal de Sergipe (UFS), Universidade Tiradentes (Unit), Embrapa Tabuleiros Costeiros e Instituto Federal de Sergipe (IFS).

Para saber detalhes sobre o evento acesse a página do Enrehse.

 

*com informações da Embrapa

 

Leia também: “A Unit me incentivou bastante a estar na área da pesquisa”, diz egressa.

 

Compartilhe: