Você já parou para pensar sobre a compulsão alimentar e os riscos que podem acontecer quando uma pessoa ingere grandes quantidades de alimentos, mesmo sem estar com fome? Pois é! A compulsão alimentar pode ser considerada um transtorno psicológico e pode ser decorrente de várias causas como crises de ansiedade, dietas muito restritivas, além de problemas hormonais.
O distúrbio acontece quando há a ingestão exagerada de alimentos, de forma muito rápida, mesmo sem estar com fome. Além disso, em algumas situações, o indivíduo ingere alimentos bastante calóricos, pode comer escondido e pode desenvolver outros transtornos como a depressão ou bulimia.
Outros sintomas também podem ser observados para uma pessoa com compulsão alimentar como é o caso de comer mesmo já estando saciado, ficar mais introvertida e o sentimento de tristeza por comer demais.
O tratamento para pessoas que sofrem com a compulsão alimentar deve ser multidisciplinar e conta com acompanhamento médico, nutricional e psicológico. Entre os riscos da pessoa com este distúrbio estão o desenvolvimento da obesidade, problemas vasculares, gastrite, entre outras patologias.
Veja também: Especialista fala sobre transtornos alimentares e o papel do nutricionista.
Com informações do site Tua Saúde