ESTUDE NA UNIT
MENU

Gênero, sexualidade e direitos é tema de debate no World Creativity Day

A mestre em Direitos Humanos, Daniela Andrade falou sobre a necessidade de questionar as normas que excluem pessoas do acesso a direitos.

às 12h02
Compartilhe:

O World Creativity Day (WCD) – Dia Mundial da Criatividade começou com um debate super relevante e atual: Gêneros, sexualidades e os direitos da população LGBTQIAP+ no Brasil. A mestre em Direitos Humanos pela Universidade Tiradentes (Unit) e especialista em Gênero e Sexualidade na Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Daniela Andrade abordou o assunto com estudantes de graduação de diversos cursos, na última quarta-feira, 20.

“Propus a gente começar a problematizar as normas que colocam certas pessoas como padrão e quem não se encaixa acaba virando resto, e tratar sobre como é que essas normas de generalidade e heterossexualidade fazem esse processo de produção de sujeitos. É a partir dessa sobra, que são essas pessoas que não são tão pessoas assim para o reconhecimento de direitos, se unem para lutar por reconhecimento e direitos, que é o caso da população LGBTQIAP+”, explica Daniela.

Para falar desse movimento, ela apresentou uma linha do tempo com as conquistas desse grupo, iniciando com a possibilidade de reconhecimento de união estável entre homossexuais, no dia 5 de maio de 2011, pelo Supremo Tribunal Federal (STF). “Mas essa luta tem muito tempo. Quando o Estado começou a olhar para o movimento foi quando deu o boom da Aids, na década de 1980”, conta.

“Regina Facchini divide esse movimento em três ondas e a terceira é justamente quando o Estado começa a financiar as conferências por conta da Aids. No entanto, não era um financiamento por conta das questões sexuais e de gênero, mas pela saúde, pois a Aids já estava acometendo pessoas héteros”, acrescenta a mestre.

Segundo Daniela, falar sobre gênero e direitos em um evento mundial como o WCD ajuda a dar visibilidade à pauta. “Esse assunto sempre vai a ordem do dia enquanto a gente viver em uma estrutura que é formada por essas normas excludentes. A primeira etapa é sensibilizar o entendimento desse tema, pois muitos se afastam por um pânico moral de que se falar disso está questionando a sua sexualidade. Então, quanto mais a gente fala, mais desnaturaliza e questiona o que é considerado normal e porquê”, afirma.

 World Creativity Day

O World Creativity Day é o maior festival colaborativo de criatividade do mundo e acontece de 20 a 22 de abril, em diversas cidades ao mesmo tempo. Aracaju faz parte dessas cidades e a Unit foi representada com as participações da egressa do PPGD, Daniela Andrade, da professora do curso de Arquitetura e Urbanismo, Marcela de Araújo e dos colaboradores, Alessandra de Faria e Jefferson Mesquita. 

As atividades do WCD acontecem em quatro eixos: emoções, diversidade, aprendizagem e sustentabilidade.

 

Leia também: Novo Super-Homem Bissexual nos quadrinhos: o que isso representa?

Compartilhe: