ESTUDE NA UNIT
MENU

Circuito Tecnológico envolve alunos em cursos sobre robótica

Além da robótica, o Circuito Tecnológico traz cursos sobre inteligência artificial, programação e Ciência.

às 20h17
Imagem: Freepik
Imagem: Freepik
Compartilhe:

A Universidade Tiradentes (Unit) realiza o Circuito Tecnológico com oficinas, palestras e workshops para a área de Ciência da Computação e Jogos Digitais. Na programação, o Fab Lab (Tiradentes Innovation Center) recebe o minicurso Eletrônica Básica para Robótica, nesta segunda-feira, 2. 

O coordenador do Tiradentes Fab Lab, Marcelo Maynart, explica o objetivo do curso. “O aluno vai ter conhecimento de componentes eletrônicos, a diferença entre eletrônica e eletricidade, e equipamentos de medição eletrônica. A eletrônica trabalha principalmente com os componentes (capacitor, resistor…), então, o aluno vai ter conhecimento de diferenciar cada componente, diferentemente da eletricidade, em que ele vai trabalhar com tensão (110, 220…), potências de motor…”, diz.

“Além disso, eles terão o desafio de construir um robô seguidor de linha. São seis pessoas na turma, então serão três equipes de duas pessoas, cada uma para fazer a montagem de um robô com o objetivo de seguir um percurso específico criado pelo professor”, acrescenta.

A aluna do oitavo período de Ciências da Computação, Natalie Pereira Macedo sempre teve interesse na área e acredita que participar do curso vai ajudá-la a escolher o futuro profissional. “Tive no 3º período um vislumbre de como seria essa parte de sistemas digitais, circuitos etc. Então, quando vi essa oportunidade, me inscrevi logo”, conta.

“Aprender sobre eletrônica é bom não só para o curso, mas também para a vida, principalmente nessa época agora que o mundo está ficando mais digital. Espero que esse curso incentive esse meu desejo em aprender mais para quem sabe no futuro eu me especializar nessa área, pois eu ainda não decidi qual área desejo seguir”, acrescenta Natalie.

O circuito continua até quarta-feira, 4, com cursos sobre Cloud Computing, Inteligência Artificial e Machine Learning, Programando com C#, Programação Assíncrona e Desenvolvendo Ciência no ITP.

 

Leia também: Como a robótica está cada vez mais presente no dia-a-dia

Compartilhe: