ESTUDE NA UNIT
MENU

Cursos semipresenciais, híbridos e 100% online: quais as diferenças?

Conheça as diferenças entre as modalidades de ensino a distância e escolha qual melhor se encaixa no seu perfil

às 19h50
Foto: Freepik
Foto: Freepik
Compartilhe:

Ao escolher uma graduação no modelo de Ensino a Distância (EAD), muitos estudantes ficam perdidos na hora de selecionar a modalidade mais adequada, que normalmente são semipresenciais ou 100% online. Isso acontece porque ainda existe uma certa confusão entre as modalidades, já que muitos alunos pensam que elas significam a mesma coisa.

Se essa também é a sua dúvida, continue a leitura para entender as principais diferenças entre as modalidades do EAD e escolher qual melhor se encaixa no seu perfil. 

Cursos semipresenciais e híbridos: como funciona?

As graduações semipresenciais funcionam como uma fusão entre o online e o presencial. Isso acontece porque os cursos semipresenciais intercalam disciplinas nas duas modalidade, com momentos de aprendizagem feitos presencialmente e à distância. A frequência dos encontros presenciais geralmente são definidas pelo professor da disciplina ou pela coordenação do curso, e as atividades, assim como as avaliações, são obrigatórias. Portanto, nos cursos de modalidade semipresencial, as aulas e atividades não são 100% presenciais, nem totalmente a distância, mas sim intermediária, que usufrui dos dois modelos.

Já o ensino híbrido permite que o aluno estude sozinho online ou em sala de aula interagindo com os colegas e com o professor. Na vida cotidiana, os alunos alternam suas vivências entre virtual e real, por isso a importância de estender essa realidade para as experiências acadêmicas, estimulando-os a desenvolver uma aprendizagem mais significativa e concreta e nada mais oportuno que mesclar aulas online e offline. Um outro ponto importante do ensino híbrido é que a parte prática do curso é feita de forma presencial no polo, assim, é possível utilizar dos dois modelos de maneira que contribua com o melhor aprendizado do aluno.

Ensino 100% online: principais características

Como o próprio nome já diz, as graduações na modalidade 100% online são baseadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), ou seja, tanto as aulas quanto às demais demandas das disciplinas acontecem de forma totalmente virtual. Essa modalidade é ideal para os estudantes que não conseguem ter aulas presenciais na Universidade ou que precisam de uma maior flexibilidade para conciliar os estudos com a vida profissional. 

Vantagens dos cursos EAD

As vantagens do EAD são amplas, principalmente no que diz respeito à flexibilidade para o estudante que precisa conciliar trabalho e estudo, já que existe uma menor necessidade de deslocamento até a Universidade se comparado aos cursos presenciais. 

Além disso, outra vantagem observada no modelo é o custo-benefício, já que as mensalidades são bem mais baixas que na modalidade de ensino tradicional, mas sem perder a mesma qualidade na aprendizagem.

Leia também: Curso EAD de Serviço Social de Maceió(AL) realiza evento em associação

Compartilhe: