ESTUDE NA UNIT
MENU

Quais são os tipos de psicoterapia e como escolher a melhor?

Existem várias abordagens de psicoterapia, entre elas a Psicanálise, psicologia junguiana e terapia cognitivo-comportamental.

às 11h47
Imagem: Freepik
Imagem: Freepik
Clínica de Psicologia da Unit oferece atendimento psicológico.
Compartilhe:

A psicoterapia é um tratamento das doenças psicológicas. Existem profissionais que se especializam nas mais diversas abordagens psicoterápicas, entre elas a Psicanálise e a Terapia Cognitivo-Comportamental. Mas, na hora de escolher um psicólogo, o que deve ser levado em consideração? 

Claro que o mais importante é procurar ajuda profissional, no entanto diferentes tipos de personalidade podem se adaptar melhor a um ou outro tipo de abordagem.

O tipo mais conhecido de psicoterapia é a Psicanálise, criada pelo famoso psicólogo Sigmund Freud. Enquanto o paciente deita em um divã, de costas para o terapeuta, ele relata os problemas que o levaram até o consultório. O terapeuta, por sua vez, estimula que o próprio indivíduo reflita e encontre soluções com base nas sugestões do profissional.

Já na psicologia junguiana, o segredo de tudo está nos sonhos. Concebida pelo psiquiatra Carl Jung, o analista ajuda o paciente a acessar o inconsciente e encontrar as respostas de que precisa nos sonhos. Outras estratégias envolvendo experiências criativas e artísticas como música ou movimento, também fazem parte dessa linha da psicoterapia.

Outra abordagem bastante comum é a Terapia Cognitivo-Comportamental. Por meio dela, o psicoterapeuta analisa o comportamento do paciente de forma mais objetiva e costuma focar em problemas específicos. Através da investigação das crenças irracionais e negativas do indivíduo, o analista atua para modificar os pensamentos e comportamentos distorcidos.

Além desses tipos de psicoterapia, existem ainda o Psicodrama, a Gestalt-terapia, o analítico comportamental, ou cognitivo-construtivo e a Lacaniana.

Atendimento psicológico

A Clínica de Psicologia da Universidade Tiradentes oferece serviços relevantes no cuidado com a saúde mental desde 2001. Estudantes, colaboradores e comunidade em geral podem ter acesso à psicoterapia individual, terapias de grupo, de casal e família, além de acolhimento emergencial por meio do plantão psicológico.

Para ter acesso a atendimentos agendados, basta entrar em contato pelo telefone 3218-2213 ou WhatsApp (79) 98107-9590. No caso do plantão, não há necessidade de agendamento prévio é só comparecer na clínica, no endereço: na Avenida Murilo Dantas, 54, bairro Farolândia, em Aracaju (SE), de segunda a sexta, das 8h às 20h.

*com informações de Vitalk, Uol e Super Interessante

 

Leia também: Napps da Unit conta com atendimentos voltados à psiquiatria

Compartilhe: