ESTUDE NA UNIT
MENU

Egresso em Direito é atual ministro da Cidadania

Ronaldo Vieira Bento formou-se em Direito pela Universidade Tiradentes. Servidor público, ele auxiliou na construção de políticas públicas.

às 14h14
Ministro Ronaldo Bento
Ministro Ronaldo Bento
O reitor da Unit, Jouberto Uchôa de Mendonça recebe o ministro Ronaldo Bento.
Alunos de Direito durante bate-papo com o ministro
O ministro Ronaldo Bento, acompanhado pelo vice-presidente de relações institucionais do Grupo Tiradentes, Saumínio Nascimento, e o reitor da Unit, Jouberto Uchôa de Mendonça.
Compartilhe:

O rol de egressos da Universidade Tiradentes (Unit) que se destacam em suas áreas de formação é imenso. Entre eles, o atual ministro da Cidadania, Ronaldo Vieira Bento. Formado em Direito pela Unit, ele também é mestre na área, policial federal, 1º tenente de reserva do Exército Brasileiro. 

Servidor público de carreira, ele tem contribuído para a implantação de importantes políticas públicas como o Programa Auxílio Brasil e o Brasil Fraterno-Comida no Prato.

Natural de Salvador (BA), Ronaldo estudou na Unit e retornou à universidade mais de 10 anos depois para um bate-papo com os alunos do curso, na última sexta-feira, 13. “É uma honra para mim estar de volta à instituição tão fundamental na minha formação acadêmica, que é um dos pilares para um bom desempenho na vida profissional. É uma satisfação estar de volta à Unit e ao bloco D, em que participei de tantas aulas”, diz.

Da vivência na universidade, o atual ministro tem recordações positivas. “Eu carrego a lembrança de que a promoção do conhecimento era feita de maneira bem aberta mantendo o diálogo e a fundamentação das discussões de forma técnica. Eu não lembro de ter vivido nenhum tipo de constrição no meu modo de pensar e de falar. Isso me deixou muito tranquilo”, afirma.

“É papel da universidade promover o debate e a divergência de opiniões alicerçada em razões de ordem lógica. Isso me fez muito bem e também a todos os que são egressos da Unit”, acrescenta Bento.

Desde 2005, ele já atuou como coordenador do Conselho Estadual de Segurança Pública Portuária e como membro titular do Conselho de Transparência Pública e Combate à Corrupção do Governo Federal, além de  ouvidor-geral no Ministério da Justiça e Segurança Pública e chefe da Assessoria Especial de Assuntos Estratégicos do Ministério da Cidadania.

“Primeiramente, eu atribuo a Deus e depois a ter encontrado um propósito. Encontrar uma atividade que lhe motive é uma verdadeira vocação. Isso faz com que a gente saia da zona de conforto e tenha uma vida voltada a enfrentar os desafios e dificuldades”, expressa sobre a ascensão a um dos cargos mais importantes da República.

Aos estudantes, o ministro da Cidadania aconselha: “dedicação a tudo o que faz. Se tiver que fazer alguma coisa, faça bem. Encare os desafios e se dedique. Com certeza, o resultado virá”, conclui.

 

Leia também: Novo Ministro da Cidadania é egresso em Direito pela Unit

Compartilhe: