ESTUDE NA UNIT
MENU

Ampliação de polos EAD no Brasil garante maior acesso à educação

Segundo pesquisa, o Brasil registrou um aumento de 14% dos polos EAD; Unit faz parte dessa realidade

às 01h18
Foto: Freepik
Foto: Freepik
Compartilhe:

Falar sobre Educação a Distância (EAD) é falar sobre a democratização do ensino e sobre a acessibilidade que ele carrega. Quem antes ficava às margens do conhecimento, sem conseguir conciliar trabalho e estudo, hoje pode não só estudar, mas também fazer uma especialização e crescer profissionalmente, tudo isso graças aos benefícios trazidos pelo EAD. 

Segundo dados do Mapa de Ensino Superior do Brasil, publicado ano passado pela Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação (Semesp), entidade representante das mantenedoras do ensino superior no país, o ensino a distância tem crescido cada vez mais. 

De acordo com o Mapa, durante os anos de 2020 e 2021, foi registrado um aumento de 14% dos polos EAD, principalmente nas instituições privadas, que concentram mais de 90% das matrículas na modalidade. 

EAD da Unit

A Universidade Tiradentes (Unit) faz parte dessa realidade. Preocupada em sempre oferecer um ensino de qualidade e acessível para os estudantes, a instituição atualmente conta com 27 polos presentes em seis estados brasileiros: Sergipe, Bahia, Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Norte, em fase de implantação do 28º polo em São Paulo, dando a oportunidade de alunos cursarem uma graduação com a qualidade de ensino. 

Recentemente, a instituição inaugurou três novos polos nas cidades de São Lourenço da Mata (PE), Olindina (BA) e Teresina (PI), visando ampliar ainda mais a democratização do ensino superior. E o esperado para o cenário do EAD é o que a Unit já vem proporcionando: crescimento. De acordo com a gerente de avaliação e acreditação da Unit, Michelline Simões, é notória a curva de crescimento da modalidade EAD no Brasil.

“A educação a distância tem atraído pela flexibilidade de estudo, pela ampliação do portfólio de cursos, ampliação das ferramentas de tecnologia que possibilitam uma modelagem híbrida de interação com os diferentes agentes do processo educativo do estudante e ainda o forte investimento das instituições de ensino na formação docente sejam eles tutores, preceptores e professores regentes são elementos que agregam aos cursos e impulsionam as matrículas”, afirma a gerente.

Dentro desse cenário onde as instituições de ensino estão cada vez mais preocupadas em ampliar o acesso à educação por meio do EAD, é válido ressaltar que a Unit teve participação direta na solidificação da modalidade em Sergipe, em meados dos anos 2000. Isso só reforça o compromisso com a sociedade e com o ensino, refletidos nos 27 polos espalhados pelo Brasil. Desde 2002 até abril de 2022, a instituição sergipana formou 17.692 profissionais por meio da Educação a Distância.

Além disso, a Universidade Tiradentes vem expandindo ainda mais as fronteiras do EAD, com o objetivo de buscar polos parceiros para continuar levando o ensino de qualidade que a Unit já oferece, contribuindo efetivamente para o futuro do EAD com mais acessibilidade e democratização da educação. 

Qualidade dos cursos

Observa-se também que essa tendência de crescimento reflete não somente no número de ingressantes como também nos resultados alcançados pelos cursos em exames como o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e ainda nas avaliações para reconhecimento ou renovação de reconhecimento de cursos.

“Falando especialmente da Universidade Tiradentes, os últimos processos avaliativos pelos quais cursos na modalidade a distância estiveram vinculados, a exemplo dos cursos de Educação Física, Gestão Financeira e Logística,  que foram reconhecidos respectivamente com conceito 4 (quatro) e 5 (cinco) respectivamente, demonstram que os investimentos da Unit em inovações no processo ensino aprendizagem, por meio de ferramentas tecnológicas foram validados pelos avaliadores externos vinculados ao Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASIS)”, finaliza Michelline.

Leia também: EAD é a modalidade ideal para conciliar trabalho, estudos e vida pessoal

Compartilhe: