ESTUDE NA UNIT
MENU

Intercâmbio oportuniza conhecer novos sistemas de saúde

O programa é oferecido para discentes regularmente dos cursos de Medicina que podem cursar parte do seu internato nos Estados Unidos

às 16h51
A aluna do curso de Medicina da Unit, Juliana Monroy Leite
A aluna do curso de Medicina da Unit, Juliana Monroy Leite
Compartilhe:

“A oportunidade de aprender sobre outros sistemas de saúde, diferentes do SUS, de aprender sobre uma cultura diferente e de conhecer novas possibilidades para o futuro profissional”. É assim que a aluna do curso de Medicina da Universidade Tiradentes (Unit), Juliana Monroy Leite, define a experiência de cursar parte do seu internato no programa Clinical Experience Abroad: Clerkship for Medical Students.

Há quase um mês morando e vivendo a realidade do profissional de Medicina em Boston, Estados Unidos, Juliana conta como foi o início da experiência. “Logo ao chegarmos em Boston, realizamos um treinamento com diversos tópicos importantes para nos inteirarmos sobre os sistemas do Cambridge Health Aliance. Após essa etapa, iniciamos as atividades no hospital. Tivemos também algumas aulas na Universidade de Massachusetts com o professor Carlos Eduardo Siqueira, docente local”, descreve.

“Minhas expectativas são de tirar os melhores exemplos e modelos de coisas aplicadas aqui e levá-las para minha realidade no Brasil. Durante meu dia, acompanho as consultas da saúde primária, especialidades e acompanho os intérpretes de português-inglês. Para minha carreira, espero me inspirar nos bons exemplos vistos aqui e me dedicar para chegar onde eu espero”, ressalta a estudante.

Realizar parte do internato em outro país, segundo Juliana, é a oportunidade de sair da zona de conforto. “Esse tipo de experiência é importante pois nos coloca diante de novas realidades para podermos refletir quais são interessantes para aderirmos no âmbito profissional, vai além dos conhecimentos na área. Espero retornar com uma visão de mundo ampliada. Além disso, o método de ensino PBL, utilizado na Unit, é de fato um diferencial por estimular a autonomia dos alunos”, afirma.

O internato realizado pelos alunos na rede de clínicas do Cambridge Health Alliance é na área de Clínica Médica e Emergência. “Durante o trabalho e os atendimentos, ressalto a filosofia que conduz as atividades na Cambridge Health Alliance. Aqui eles têm diversas políticas voltadas à inclusão dos imigrantes e à visibilidade das minorias. Isso impacta na minha relação com a medicina e posso dizer que me sinto muito inspirada pelos profissionais da saúde daqui que realizam suas funções de forma bastante humana e centrada no paciente”, destaca.

A iniciativa é resultado da parceria entre o Grupo Tiradentes e a rede de clínicas do Cambridge Health Alliance (CHA), oferecida para discentes regularmente matriculados nos cursos de Medicina das unidades Sergipe, Alagoas e Jaboatão dos Guararapes.

 

Leia também:

Estudante de Medicina inicia seus estudos no Clinical Experience Abroad

Compartilhe: