ESTUDE NA UNIT
MENU

Cursos EAD da Unit recebem nota 5 pelo Ministério da Educação

Os cursos EAD da Unit de Logística e Gestão Financeira foram reconhecidos com a nota máxima 5 pelo MEC.

às 20h00
Foto: Acervo Unit
Foto: Acervo Unit
Foto: Acervo Unit
Compartilhe:

Os cursos de Logística e Gestão Financeira, da modalidade de Educação a Distância (EAD) da Universidade Tiradentes (Unit), recentemente foram avaliados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC) e conquistaram nota máxima (nota 5). Tal conquista reflete a excelência dos cursos da Instituição de Ensino Superior. 

Regularmente, o Inep e o MEC avaliam os cursos para declarar se os mesmos possuem ou não qualidade e excelência. A gerente de avaliação e acreditação da Unit, professora Michelline Roberta Simões, destaca que essa metodologia demonstra o reconhecimento em investimentos feitos pela instituição, em inovações no processo de ensino e aprendizagem. 

“As avaliações do MEC garantem a qualidade do ensino superior. É um dos pilares avaliativos constantes na Lei do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Os resultados da avaliação são utilizados como evidências para suporte ao processo decisório e homologação dos atos de autorização, reconhecimento e renovação de um curso de graduação”, explica. 

Para além disso tudo, estudar em um curso reconhecido pelo MEC significa melhor preparação para a futura profissão. “Um curso que tenha seu processo de reconhecimento ou de renovação de reconhecimento com conceitos altos pode assegurar uma formação sólida”, frisa Michelline Roberta Simões. 

De acordo com o professor de Gestão Financeira da Unit EAD,  Diego Silva Souza, o resultado dessa nota deve-se ao trabalho em equipe. “Na minha visão, enquanto docente do curso de Gestão Financeira EAD, essa nota é um reconhecimento do empenho da equipe (coordenação e corpo docente). Isso reflete que a organização curricular proposta para o curso está dentro dos parâmetros avaliados pelo MEC, e que a equipe está engajada com a melhoria contínua do curso”, pontua.

O professor do curso EAD de Logística, Douglas de Moura, também acredita que o resultado geral obtido pelo curso de Logística mostra a excelência em todos os requisitos exigidos pelo MEC. 

“No Enade [Exame Nacional de Desempenho de Estudantes], os alunos demonstraram conhecimentos e habilidades no mais alto nível para atuar profissionalmente. Contribuíram para esse resultado: corpo docente composto por mestres e doutores com experiência de mercado; recursos didáticos pedagógicos; infraestrutura física e instalações, todos no mais alto nível. Como profissional da área de Logística há quase 40 anos, me sinto muito orgulhoso em fazer parte desse time de vencedores”, ressaltou o professor.

Processo avaliativo

Para a garantia da qualidade da educação superior ofertada no país, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) presta à sociedade o serviço de avaliação externa in loco de instituições de educação superior e cursos de graduação, um dos pilares avaliativos constantes na Lei do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

O MEC avalia os cursos e instituições periodicamente por diferentes métodos, principalmente quando as avaliações são externas. Essas avaliações são aplicadas para autorização, reconhecimento ou renovação de reconhecimento de cursos e este processo é conduzido por avaliadores, sorteados entre os cadastrados no Banco Nacional de Avaliadores (BASIS) do MEC. 

As avaliações são orientadas por Instrumentos de Avaliação de Cursos de Graduação (IACG) e os avaliadores designados seguem para o parâmetro de um documento que orienta as visitas, instrumento para avaliação in loco.

Por sua vez, esse documento é organizado em três dimensões que avaliam: organização didático pedagógica, corpo docente e tutorial e por fim infraestrutura. Sendo para cada uma dessas dimensões existem indicadores próprios que variam de um a cinco. 

Com informações do Inep

Leia também: Quadrantes híbridos presentes nas modalidades de ensino

Compartilhe: