ESTUDE NA UNIT
MENU

Cursos EAD da área de tecnologia que estão em alta em 2022

A Universidade Tiradentes oferece esses cursos; saiba quais são eles e a importância para o mercado de trabalho

às 15h54
Foto: Freepik
Foto: Freepik
Compartilhe:

Finalizar a graduação é o grande objetivo dos estudantes, mas nem todos conseguem concluir essa etapa. Muitos acabam deixando de lado essa possibilidade por uma série de motivos, seja a dificuldade financeira ou até a falta de tempo e conflito entre horários. No entanto, a modalidade de Educação a Distância (EAD) vem ajudando a diminuir esses desafios de forma prática, democratizando o acesso ao ensino superior. 

Com o crescimento do EAD, novos cursos têm surgido, principalmente na área de tecnologia. A gerente do departamento de Carreiras da Universidade Tiradentes (Unit), Janaína Machado, elenca os cursos mais promissores no mercado de trabalho atualmente, são eles: 

  • Tecnologia Logística, 
  • Tecnologia em Análise de Infraestrutura de Redes e Sistemas Computacionais, 
  • Tecnologia em Gestão de Qualidade, 
  • Tecnologia em Mídia Digital, 
  • Tecnologia em Segurança da Informação e 
  • Análise e Desenvolvimento de Sistemas.  

Todos os cursos são ofertados na modalidade EAD pela Unit..

“Esses cursos voltados para tecnologia são de extrema importância. Para se ter ideia, o de Tecnologia em Segurança da Informação, por exemplo, foi um grande aliado para as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD)”, conta.

Segundo ela, há, inclusive, falta de profissionais qualificados no mercado de trabalho com habilidade para programação. “Tendo em conta que há um déficit de mão de obra que programe”, lembra Janaína Machado. 

Além da alta procura, esses cursos possuem um grande diferencial para o mercado de trabalho. “Após a pandemia, o mercado acelerou a necessidade das empresas em incrementarem sistemas de qualidade. Então o mercado e o mundo do trabalho precisam de mão de obra de tecnologia. Com isso, quem quer fazer transição de carreira e que tenha afinidade com tecnologia, a Unit EAD é o ideal”, disse. 

Entenda mais sobre cada um deles e facilite a sua escolha:

Tecnologia em Logística:

Logística é a atividade responsável por organizar todos os processos de produção e abastecimento de uma cadeia produtiva, desde a compra de materiais até a entrega dos produtos ao consumidor, visando a otimização dos recursos do negócio. Suas técnicas podem ser aplicadas tanto para produção de bens de consumo quanto para execução de serviços.

Tecnologia em Análise de Infraestrutura de Redes e Sistemas Computacionais:

A sociedade moderna está inserida numa era em que o uso do computador se tornou comum e presente em vários segmentos. O computador é uma tecnologia usada no mercado, nas indústrias e no uso doméstico, tanto para tarefas simples ou complexas como para diversão. Tal possibilidade de acesso, fez emergir a necessidade de integração de infraestrutura e sistemas nas empresas independente do porte. Desta forma, surge a necessidade de profissionais que possam atuar na análise de infraestrutura e implantação de sistemas computacionais no contexto técnico e social.

Tecnologia em Gestão de Qualidade:

A atuação das empresas é guiada pela eficiência, pelos altos índices de produtividade e pela satisfação dos clientes. Combinar esses três fatores não é tarefa fácil, mas é justamente o que faz um profissional de Gestão da Qualidade. O seu trabalho é garantir que companhias de todos os setores, entre outras coisas, reduzam o desperdício e cumpram com os requisitos de entidades certificadoras, como o Inmetro.

Tecnologia em Mídia Digital:

A ampliação do acesso à internet transformou as dinâmicas e até mesmo a forma de se comunicar. Nesse contexto, surgiram novos formatos de conteúdo e profissões especializadas no ambiente digital. O objetivo do curso superior de Tecnologia em Mídias Digitais é formar profissionais qualificados, multidisciplinares e dotados de uma visão estratégica em relação aos diferentes meios eletrônicos

Tecnologia em Segurança da Informação:

O Brasil está entre os países do mundo com a maior taxa de crimes virtuais por email. Dados como esse demonstram uma necessidade real e urgente das empresas investirem em cibersegurança, para proteger os seus sistemas computacionais internos e oferecer operações seguras para os seus clientes. Nesse contexto, os egressos do curso de Segurança da Informação encontram um mercado aquecido e com muitas possibilidades.

Análise e Desenvolvimento de Sistemas:

O principal objetivo do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas é formar profissionais capazes de analisar, projetar, especificar, codificar, testar, implantar e manter softwares computacionais.Os sistemas desenvolvidos pelo analista/desenvolvedor de sistemas visam melhorar o tratamento de informações, agilizando processos e tornando-os mais seguros para as organizações.

Para saber mais sobre a listagem dos cursos da Unit EAD você pode acessar o site https://www.unit.br/ead e ficar por dentro dos valores, grade curriculares e outras informações. 

Leia também: Conheça o curso EAD de Design Educacional da Universidade Tiradentes

Compartilhe: