ESTUDE NA UNIT
MENU

Conheça mais sobre a vasta área de atuação do pedagogo

Ensinando e melhorando a qualidade da educação, o pedagogo pode atuar em diversas áreas, tanto na educação, quanto no setor empresarial.

às 16h00
Foto: Freepik
Foto: Freepik
Compartilhe:

Você sabia que os profissionais da Pedagogia não se limitam apenas ao ambiente escolar? E que a Pedagogia é o curso com maior demanda? De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), aproximadamente 94% dos pedagogos estão empregados e é a área com a maior taxa de ocupação no Brasil.

Os profissionais dessa área podem atuar, como professor de primeiro e segundo graus, administrador escolar, educador de adultos e além de contribuir para a melhoria das condições em que se desenvolve a educação no Brasil, o pedagogo pode atuar em espaços não formais, como em âmbitos judiciais e também de forma autônoma. 

Os efeitos econômicos causados pela crise atual respingaram em todas as áreas, mas a Pedagogia vem se transformando e conquistando cada vez mais o seu espaço no mercado de trabalho. Pensando nisso, a Universidade Tiradentes (Unit) prepara os alunos com habilidades necessárias para que desenvolvam seu papel em promover a educação de qualidade e se destaquem no mercado de trabalho.

“A Educação transforma pessoas e pessoas transformam o mundo”, é com esta célebre frase de Paulo Freire, que a coordenadora operacional do curso de Pedagogia da Unit, Catharine Prata, reconhece a necessidade destes profissionais e os avanços da profissão. “Não há sociedade próspera sem a valorização dos seus mestres. O professor ocupa lugar de privilégio na sociedade, pois cabe a ele ensinar e formar cidadãos”, contempla. 

Graduação EAD em Pedagogia

A graduação em licenciatura em Pedagogia no modelo de Educação a Distância (EAD), é atualmente a que mais avança, por conta da grande expansão de ensino e construção de equipamentos que possibilitem uma maior integração entre diferentes alunos.  

O foco principal do curso de Pedagogia consiste em habilitar o estudante para que ele possa entender os conceitos importantes e desenvolva uma melhor prática no campo da didática, permitindo que o mesmo entenda não apenas o que é educação, mas também o capacite em atuar na alfabetização de crianças e na educação de jovens e adultos. 

A coordenadora explica as vantagens da graduação. “O aluno tem várias oportunidades de desenvolver pesquisa. Há, na Unit, editais que são abertos regularmente e que proporcionam ao aluno contato com o mundo acadêmico. Editais de pesquisa, editais de extensão, monitoria, eventos acadêmicos nacionais e internacionais. A Unit também possui programas de pós-graduação com reconhecimento nacional, além de ofertar mestrado e doutorado em educação”, aponta.  

Mesmo sendo uma profissão que faz a diferença para o futuro de vários cidadãos, não se pode inviabilizar os desafios diários, sendo o principal a desvalorização do professor e o desafio em prender a atenção dos alunos com tantas coisas acontecendo e mudando ao mesmo tempo. 

A coordenadora por fim, chama atenção dos licenciados para que sigam a carreira acadêmica. “A formação continuada produz saberes científicos, pedagógicos, docentes. Dedicar-se ao trabalho acadêmico, fortalece o pensamento crítico e reflexivo, desta forma o professor desenvolve pesquisas que visam à solução de problemas sociais”, infere. 

Leia também: Cursos EAD da área de tecnologia que estão em alta em 2022

Compartilhe: