Com o desejo de cozinhar na Itália, Gabriela Oliveira Santos, discente do 3º período do curso de Gastronomia da Universidade Tiradentes (Unit), utiliza seus novos conhecimentos para chegar longe na vida e, o principal: realizar o sonho de ser uma chefe de cozinha reconhecida.
Sua paixão pela culinária se deu pela inspiração e presença de sua tia em sua vida, chefe de cozinha, e pelo gosto próprio que Gabriela possui em cozinhar. Entre seus planos, a estudante almeja fazer uma pós-graduação para ter especialização na área, ainda não definida por ela, mas sabe que quer sair do Brasil. “Busco trabalhar na Itália. Eles valorizam mais a Gastronomia e eu vejo que no nosso país, a profissão não tem o mesmo valor que para eles”, comenta.
Para Gabriela, o curso de Gastronomia é mais que um sonho. “É uma realização pessoal! Você saber que vai ter uma profissão e que vai trabalhar com algo que você ama fazer, não pelo dinheiro, mas por amar fazer aquilo, é gratificante”, celebra Gabriela Santos.
Gastronomia
Para a discente Gabriela Santos, a Unit dispõe de uma sólida base de ensino para ajudá-la a adquirir conhecimentos que nunca seriam aprendidos no ambiente familiar, como foi durante sua infância, ao lado de sua tia. “Além de que o curso realiza atividades práticas e palestras para aumentar o aprendizado de nós, futuros profissionais. Tenho certeza que, não somente o curso, mas as palestras e outros eventos, vão me ajudar a adquirir o conhecimento que preciso para me tornar uma profissional ainda melhor na minha área”, finaliza Gabriela.
O curso
Na Unit, é possível estudar Gastronomia na modalidade híbrida, onde os alunos contam disciplinas teóricas de forma virtual e a parte prática acontece presencialmente no laboratório da instituição duas vezes por semana. Algumas das disciplinas são voltadas para a gestão de empreendimentos em alimentos e bebidas, além de produção e as técnicas da cozinha.
Por João Paulo Olim e Raquel Passos
Leia mais:
Gastronomia EAD: saiba tudo sobre a graduação e mercado de trabalho