O Torneio Interfederativo Norte-Nordeste de Natação, em disputa pelo troféu Milton Medeiros, aconteceu no último fim de semana no Parque Aquático da Universidade Tiradentes (Unit). Com atletas de 10 estados, Pernambuco ficou com o título, ao todo foram batidos 40 recordes.
“Todo mundo adorando, elogiando o evento realizado aqui na Unit. Foram 40 recordes batidos em dois dias. A própria Confederação se admirou e fez questão de colocar nas redes sociais porque foi um número impressionante de recordes batidos. Foi um grande evento! Sergipe, dentro do esperado, fez o seu papel. Claro que não podemos brigar com a Bahia e Pernambuco, não temos como, mas as outras delegações que têm mais ou menos o mesmo porte, a gente foi lá, brigou e venceu. Só tenho agradecer a todos, aos pais e atletas, que são parte imprescindíveis ao nosso esporte”, disse o presidente da Federação Aquática de Sergipe, Antônio Aragão.
Para a atleta feminina da seleção Sergipana de natação, Marcela Nunes Tavares Correia, voltar a competir, depois da pandemia, é emocionante. “A importância da competição, depois de dois anos com o esporte parado, é muito interessante, principalmente pelo incentivo ao esporte, à prática de atividade física. Vários estados estão presentes, muitos atletas, isso tudo é muito importante para o esporte”, afirmou Marcela.
O coordenador de Esportes da Unit, professor Walter Thiessen, se sente satisfeito após a festa da final do Torneio. “É sempre uma grande honra ter a oportunidade de receber atletas, de diversas partes do país, em torno de uma competição tão importante para a natação. O incentivo ao esporte é necessário e sempre presente aqui na Unit”, comentou Thiessen.
Torneio Interfederativo de Natação
O evento, realizado pela Federação Aquática de Sergipe e Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), contou com 56 provas disputadas em dois dias de competição no Parque Aquático da Unit. Somente na última prova, veio o resultado final, por apenas 18 pontos de diferença e a seleção de Pernambuco venceu a da Bahia. Nos últimos dias 29 e 30, Sergipe faturou 15 medalhas, 2 de ouro, 2 de prata e 11 de bronze, ficando na 5º colocação geral.
“Foi uma bela competição, com o espírito esportivo em alto nível, e deixamos aqui o obrigado ao povo sergipano por nos receber tão bem”, destacou o presidente da Federação Pernambucana, Marcelo Falcão.
A seleção sergipana foi comandada por Sérgio Barreto e repetiu seu melhor resultado, ficando em 5º lugar, atrás de Pernambuco, Bahia, Paraíba e Ceará. “Considero que nossa garotada representou muito bem nosso Estado e fez bonito competindo em casa”, pontuou o técnico Sérgio. Sergipe conquistou 02 medalhas de ouro, 02 de prata e 11 de bronze.
Resultados
Infantil
1º Pernambuco – 1041pts
2º Paraíba – 744pts
3º Ceará – 646pts
Juvenil
1º Pernambuco – 799pts
2º Paraíba – 744pts
3º Ceará – 646pts
Junior
1º Bahia – 1.194pts
2º Paraíba – 759pts
3º Pernambuco – 581pts
Sênior
1º Bahia – 942pts
2º Pernambuco – 889pts
3º Paraíba – 526pts
Geral
1º Pernambuco – 3.299pts
2º Bahia – 3.281pts
3º Paraíba – 2.889pts
Com informações da Federação Aquática de Sergipe
Leia mais: